Os Chromebooks são máquinas incríveis que oferecem um sistema operacional totalmente integrado a web. Mas se você quiser ir além das extensões e aplicativos Android do Chrome OS, existe uma maneira de tornar seu Chromebook mais versátil.
Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu. Existem muitos ambientes de desktop diferentes que você pode escolher com alguns menus e layouts bem legais. E por falar em personalizável, a experiência fácil de usar o torna prático para iniciantes.
Se você deseja apenas um sistema operacional que funcione, o gerenciamento de software e as atualizações do sistema ajudam a fornecer um sistema estável e fácil de trabalhar todos os dias.
O que é Linux Mint?
O Linux mint é um sistema operacional gratuito e fácil de usar projetado para laptops modernos e PCs x64 e x86. Ele pode ser executado sozinho ou em conjunto com outros sistemas operacionais conhecidos, como MacOS da Apple, Microsoft Windows e até BSD/OS.
Lançado em 2006, o Linux Mint é um sistema operacional poderoso e elegante, baseado em dois softwares de código aberto do Linux : Ubuntu e Debian. Caso o Ubuntu desapareça, ele pode usar pacotes baseados em Debian, que estão disponíveis sob o capô.
Inicialmente, o projeto começou como uma versão customizada do Ubuntu . Muitos anos depois, ele agora é executado como um sistema operacional separado com vários recursos.
Ele ainda vem com edições de desktop alternativas como Cinnamon, Mate, KDE e Xfce. Infelizmente, o KDE foi descontinuado para que os desenvolvedores possam se concentrar mais nas últimas três edições.
Posso substituir um sistema operacional existente pelo Linux Mint?
Sim, você pode substituir qualquer sistema operacional conhecido pelo Linux Mint.
Como na maioria dos sistemas operacionais, espera-se uma ligeira curva de aprendizado ao migrar para o Linux Mint. Felizmente, sua interface simples torna o aprendizado um passeio no parque.
O Linux Mint oferece aos entusiastas de computadores e jovens programadores a liberdade de explorar o funcionamento interno do sistema por meio de navegações fáceis de usar.
Os usuários podem até construir suas próprias versões. Por esse motivo, o Linux Mint pode ser usado para aulas de campo e fins de educação de TI.
Você pode executar o Linux Mint no Chromebook?
Sim, você pode absolutamente executar o Linux Mint em um Chromebook. Afinal, o Chrome OS é um sistema operacional baseado no Gentoo Linux com aplicativos e recursos Linux completos.
Graças ao suporte do Linux nos Chromebooks, os dispositivos Chrome OS podem ser executados em distribuições Linux. O Linux Mint e o Chrome OS foram desenvolvidos usando as mesmas ferramentas e aplicativos como Javascript, HTML5, C, C++, Python e Rust.
Isso, portanto, permite que você substitua facilmente o Chrome OS pelo Linux Mint com pouco ou nenhum problema.
Por que devo substituir o Chrome OS pelo Linux Mint?
Uma das maiores desvantagens do Chrome OS é o fato de ter limitações significativas no gerenciamento de dados. Ele também não possui muitos recursos encontrados em outros sistemas operacionais, incluindo primitivos, como armazenamento em rede, edição de fotos , entrada de texto utilizável na tela e um diretório de arquivos real. Seu software de gerenciamento de janelas também não é o melhor.
Se isso não for suficiente, o Chrome OS tem recursos de computação limitados. Comparado ao Windows ou Linux, ele não executa aplicativos com uso intensivo de recursos e títulos de jogos proeminentes devido à ausência de software. Os Chromebooks também não podem executar o software Windows.
Substituí-lo por um sistema operacional mais utilizável e robusto, como o Linux Mint, oferece a liberdade de usar seu Chromebook sem restrições. O Linux Mint OS permite usar aplicativos sem precisar acessar a internet , editar fotos e vídeos, instalar as versões de jogos e programas do Windows e muito mais.
Ele também permite desenvolver software usando seu Chromebook por meio de ferramentas de linha de comando do Linux, IDEs e editores de código.
O que quer que seu Chromebook não possa fazer, o Linux Mint preenche as lacunas para você. Além disso, é grátis. Por que pagar pelo Microsoft Windows quando você pode obter o Linux?
Afinal, os Chromebooks suportam sistemas Linux melhor que o Windows.
Como faço para instalar o Linux Mint em um Chromebook?
Para instalar o Linux Mint em um Chromebook , primeiro você precisa de um pen drive USB com pelo menos 2 GB de capacidade.
Isso servirá como uma unidade Linux inicializável . Se precisar de armazenamento extra, procure um pen drive USB 3.0 ou um cartão SD .
Antes de fazer qualquer alteração no Chromebook, faça backup de todos os seus dados no Google Drive. Feito isso, siga as instruções abaixo:
Etapa 1: alterar o BIOS do Chromebook
Com o Chromebook desligado, mantenha pressionado o botão ESC e Refresh. Em seguida, pressione o botão liga / desliga uma vez para ligá-lo.
Agora, pressione CTRL + D e modifique o BIOS quando o prompt aparecer.
Uma vez feito, abra uma guia da janela do terminal pressionando CTRL + ALT + T. Siga as instruções na tela e clique em Enable Developer Mode.
Etapa 2: iniciar a instalação inicializando no sistema operacional Linux Mint
Insira o cartão USB 3.0 ou SD no seu dispositivo. Em seguida, inicie o Chromebook na tela do desenvolvedor e pressione Ctrl + L.
A partir daqui, você chegará à tela do BIOS que você modificou. Na unidade Linux Mint, escolha ‘boot’ e depois ‘start Linux Mint’.
Quando chegar à área de trabalho principal, clique duas vezes no ícone Instalar Linux Mint. Verifique se você está conectado à Internet ou o download não será feito corretamente.
Siga as instruções mostradas na tela até que uma janela que diz ‘Tipo de Instalação’ apareça.
Clique em ‘Agree to Install 3rd Party Software’ e prossiga para a próxima etapa.
Etapa 3: toques finais
Na janela ‘Tipo de Instalação’, selecione ‘Nova Tabela de Partição’. Isso limpará todas as partições existentes do Chrome OS.
Em seguida, adicione a partição swap de 4 GB e transforme o restante em uma partição raiz.
Usando os botões + e –, localize a unidade que você adicionou e adicione-a à partição inicial. Isso adiciona espaço de armazenamento extra para seus arquivos no sistema Linux.
O resto do processo de instalação é bastante simples. Basta seguir as instruções na tela até chegar ao final.
Quando for a hora de reiniciar seu Chromebook, pressione CTRL + L e ele irá diretamente para o navegador Linux Mint. E é isso!
Agora você alterou seu Chrome OS para um sistema operacional Linux.