O Google divulgou que interrompeu uma enorme rede de computadores infectados pelo malware Glupteba. A empresa estima que um milhão de PCs com Windows em todo o mundo foram afetados pelo esquema.
Um botnet é uma rede de computadores ou dispositivos conectados à Internet, todos infectados por malware que está sob o controle de uma única parte.
Nesse caso, o Google rastreou Glupteba até pelo menos dois indivíduos baseados na Rússia.
A empresa está processando-os na esperança de “abrir um precedente, criar riscos legais e de responsabilidade para os operadores de botnet e ajudar a deter atividades futuras”.
De acordo com o Google, os operadores de Glupteba usaram o malware para roubar dados pessoais, minerar criptomoedas e canalizar outro tráfego da Internet através das máquinas infectadas.
De acordo com o The Washington Post, os hackers também usaram alguns dos próprios serviços do Google para distribuir o malware.
A empresa suspendeu mais de 1.000 contas que haviam sido usadas para divulgar o Glupteba.
“Nós não apenas tapamos brechas de segurança, trabalhamos para eliminar classes inteiras de ameaças para consumidores e empresas cujo trabalho depende da Internet”, disse a empresa.
“Temos equipes de analistas e especialistas em segurança que se dedicam a identificar e impedir problemas como DDoS, campanhas de phishing, vulnerabilidades de dia zero e invasão do Google, de nossos produtos e de nossos usuários.”