Doodle: Festividades de final de ano 2021

O Google publicou em sua página inicial um novo Doodle em comemoração as aberturas das festividades de final de ano que começam a se despedir de 2021 e que celebram a chegada de 2022.

No logotipo animado, a marca do Google aparece envolta em luzes coloridas que lembram as luzinhas que tradicionalmente são enroladas em árvores natal, residências e objetos no mês de dezembro.


Luzes de Natal

Exibir luzes durante a temporada de Natal é tão antigo quanto o próprio feriado. Usada de várias maneiras e por vários motivos diferentes, a luz é parte das comemorações.

Desde o símbolo inspirador durante o solstício de inverno até uma forma decorativa de iluminar nossas árvores de Natal ou superar os vizinhos com uma iluminação extravagante, a luz sempre desempenhou um papel importante no período de férias.

Fatos interessantes sobre por que decoramos com luzes de Natal:

Muito antes das luzes elétricas, as árvores de Natal eram iluminadas com velas. Muitos inventores até gastaram tempo desenvolvendo maneiras de organizar as velas nas árvores de uma forma que não acendesse um incêndio.

Infelizmente, incêndios em árvores de Natal eram bastante comuns e, nos primeiros dias, também se sabia que luzes elétricas causavam incêndios.

Lâmpadas mais seguras foram disponibilizadas nas primeiras décadas do século XX a preços mais acessíveis, dando tranquilidade aos decoradores e expandindo o uso de luzes em árvores de Natal até a exibição em exteriores.

Os primeiros fios de luz iluminando as ruas do bairro há pouco menos de meio século não chegam perto dos designs arrojados de hoje.

De usos recreativos a um show de luzes modernas nas cidades grandes, o uso da luz durante a temporada de Natal vem ganhando novos ares desde a intenção original.

No entanto, o simples uso de velas de janela de Natal ou designs de árvores de Natal de bom gosto fazem toda a diferença quando estamos tentando criar um momentos especial com outras pessoas.

Edward H. Johnson

Edward H. Johnson é considerado o pai da árvore de Natal elétrica, ao amarrá-las em uma árvore e exibir em sua casa na cidade de Nova York durante o Natal de 1882.

15 Replies to “Doodle: Festividades de final de ano 2021

  1. Não devemos festejar nada e sim orar para que o nascimento de Cristo Jesus nos abençoe e traga a cura da pandemia

  2. Interessante, René. Gostaria de partilhar algo… a palavra Natal vem de nascimento e essa festa ganhou esse nome qdo, no séc. IV, o cristianismo “assumiu” uma festa pagã que adorava o sol como deus (que neste periodo está em seu máximo esplendor) e a “cristianizou”, atribuindo a ela o nascimento ja não do Sol, mas o de Cristo verdadeira luz do mundo. Por isso mesmo sem saber o dia exato di nascimento de Cristo, nesse dia O comemoramos como luz que nasce para afugentar as “trevas”, em todos os sentidos.
    Daí é que foram surgindo iniciativas de iluminar ruas, casas, a própria vida… com luzes e gestos que vai simbolizando a alegria de ser salvos das trevas. Desculpe o comentário ter ficado longe, mas como vc ocupa um lugar de alcance na comunicação, fica a dica!
    A festa que nasceu pagã sa tornou Cristã, por isso dizemos não haver sentido um Natal sem Cristo, mas… para os que não creem, ela voltou a se tornar quase pagã de novo, né? Um abraço e um feliz verdadeiro Natal pra você!!!

  3. A principal de todas é o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, Nosso Salvador, para os que querem ser salvos pela Graça de Deus. O Natal é a melhor Festa, quando o próprio Deus se fez Homem por Amor dos homens. Salve Jesus, salve Maria Sua Santíssima Mãe ❤️❤️❤️

  4. Como a matéria mesmo sugere, as luzes para as árvores surgiram há pouco mais de um século, época em que a Europa e todo ocidente já eram extremamente cristianizadas. Colocar que seu acendimento faz referencia ao solstício de inverno é no mínimo controverso, haja vista que esse evento solar acontece apenas no hemisfério norte na época de Dezembro e os povos pagãos são numericamente irrelevantes há pelo menos 1 milênio de meio. Sejam ao menos honestos em reconhecer que todas as decorações e aparatos fazem referência ao Natal (nascimento) do Nosso Senhor Jesus Cristo no dia 25 de Dezembro, e não a um evento astronômico observado apenas em uma parte do mundo (Que por sinal ocorre no dia 21 e não 25).

  5. Solstício de inverno?? Há dois mil anos nessa época se comemora o Natal do Senhor. Até porque no hemisfério sul não é nem irverno nessa época. Matéria tendenciosa.

  6. Mas não tem nem Solstício de inverno no Brasil. Que eu saiba as luzes são em alusão ao Natal de Jesus, que por sinal é comemorado nessa data há 2 mil anos. Sou favorável ao respeito a todas religiões, agora que não venham se apropriar das festas cristãs com desculpas esfarrapadas

  7. Solstício de inverno foi piada kkk. A tentativa descarada desse pessoal de roubar a cultura cristã é sacanagem.

  8. Google, plataforma anti católica. Festividade do final do ano o caramba. É o tempo do advento, onde iniciamos um novo ano litúrgico e nos preparamos para a vinda do Salvador, Jesus Cristo.
    Anti crisã, porque promove ano do dragão Chinês, uma crença que não temos no ocidente.
    Big techs de lixo.

    Salve Cristo Rei!!!!

  9. Agradeço por esta informação! Sempre me encantei com as árvores de Natal e suas luzes coloridas, confesso que mantenho umas pequenas luzes acesas o ano todo, em fotos, são realmente lindas! Feliz e iluminado Natal para todos!

  10. Não bastasse a própria Google tratar o advento do Natal como “início das festividades de fim de ano”, ignorando até mesmo a Palavra Natal e mais ainda o verdadeiro sentido da data, ainda aparece um comentarista que fala da decoração de árvore e ignora totalmente a boa nova na pessoa de Jesus Cristo. O nome disso é Cristofobia, vocês não enganam mais a ninguém.

  11. Retrata muito bem o espírito do Natal e festas de final de Ano, que seja de muita Paz e Amor.

  12. É interessante observar que tanto tradições religiosas ocidentais, como também orientais, atribuem a LUZ um significado de alta espiritualidade. No budismo, Sidarta pregava que todos devemos buscar a iluminação. No cristianismo, Jesus proclamava Eu Sou a luz do mundo… e também Vós Sois a Luz do mundo…

  13. A uns 5 anos que o Google se esforça em apagar o Natal, começando pelo Doodle que não faz mais referencia ao Natal ou quanto mais ao cristianismo, hoje apresenta como “Festividades de final de ano” . O nome disso é Cristofobia, vocês não enganam mais a ninguém.

Comente!