Como fazer backup no Google Drive no Linux

Você sabia que pode fazer backup de seus arquivos do Linux diretamente no Google Drive? É verdade! O aplicativo Duplicati torna o envio de seus arquivos importantes do Linux para o Google Drive incrivelmente fácil. Veja como fazer isso em seu sistema Linux.

Instalando Duplicati no Linux

Duplicati está disponível para todas as principais distribuições Linux por meio de pacotes para download. Oficialmente, eles suportam Debian, Ubuntu, Fedora e OpenSUSE. Também é possível fazê-lo funcionar no Arch Linux através do AUR.


Para instalar o Duplicati em seu computador Linux, comece abrindo uma janela de terminal. Você pode abrir uma janela de terminal pressionando Ctrl + Alt + T no teclado. Ou procure por “Terminal” no menu do aplicativo e inicie-o dessa maneira também.

Com a janela do terminal aberta e pronta para uso, siga as instruções de instalação abaixo que correspondem ao sistema operacional Linux no qual você planeja executar backups Duplicati.

Ubuntu — instruções de instalação

Para configurar o Duplicati no Ubuntu, comece a baixar o pacote Duplicati DEB para o seu sistema. Você pode usar o comando wget abaixo para pegar o pacote.

wget https://updates.duplicati.com/beta/duplicati_2.0.6.3-1_all.deb

Depois que o pacote for baixado para o seu sistema Ubuntu, você poderá instalá-lo usando o seguinte comando apt install . Este comando irá configurar o programa e configurar todas as dependências necessárias.

sudo apt install ./duplicati_2.0.6.3-1_all.deb

Aqueles que usam o Ubuntu 22.04 LTS precisarão baixar o seguinte pacote para corrigir erros com o Duplicati.

wget http://debian.mirror.ac.za/debian/pool/main/o/openssl/libssl1.1_1.1.1o-1_amd64.deb
sudo apt install ./libssl1.1_1.1.1o-1_amd64.deb

Debian — instruções de instalação

Duplicati suporta Debian. Para fazê-lo funcionar em seu computador, você deve primeiro baixar a versão mais recente do Duplicati for Debian. Use o seguinte comando de download wget abaixo para pegá-lo.

wget https://updates.duplicati.com/beta/duplicati_2.0.6.3-1_all.deb

Depois que o pacote Duplicati DEB for baixado em seu computador, você poderá usar o comando dpkg para instalar o software em seu computador.

sudo dpkg -i duplicati_2.0.6.3-1_all.deb

Com o pacote Duplicati instalado em seu sistema Debian Linux, você deve executar o comando apt-get install -f para corrigir quaisquer problemas de dependência durante a instalação.

sudo apt-get install -f

Se você encontrar erros com o Duplicati, há uma correção. Baixe e instale o pacote SSL mencionado na seção Ubuntu.

Arch Linux — instruções de instalação

Se você usa Arch Linux, é possível instalar o Duplicati usando o AUR. Este pacote não é oficial. No entanto, ele funciona muito bem. Para instalar o software, você deve primeiro instalar o programa Trizen AUR. Use os comandos abaixo para fazer o Trizen funcionar.

sudo pacman -S git base-devel

git clone https://aur.archlinux.org/trizen.git

cd trizen/

makepkg -sri

Agora que a ferramenta auxiliar Trizen AUR está funcionando no Arch Linux, use o comando trizen -S para instalar a versão mais recente do Duplicati.

trizen -S duplicati-latest

Fedora — instruções de instalação

Aqueles no Fedora Linux podem obter a versão mais recente do Duplicati funcionando baixando o pacote RPM oficial do site usando o comando wget download abaixo.

wget https://updates.duplicati.com/beta/duplicati-2.0.6.3-2.0.6.3_beta_20210617.noarch.rpm

Com o pacote RPM baixado em seu computador, você pode instalá-lo usando o seguinte comando dnf install .

sudo dnf install duplicati-2.0.6.3-2.0.6.3_beta_20210617.noarch.rpm

OpenSUSE — instruções de instalação

No OpenSUSE, o Duplicati pode ser instalado. No entanto, você deve primeiro baixar o pacote RPM oficial para o seu computador. Usando o seguinte comando de download wget , pegue Duplicati.

wget https://updates.duplicati.com/beta/duplicati-2.0.6.3-2.0.6.3_beta_20210617.noarch.rpm

Com o pacote baixado em seu computador, você pode usar o comando zypper install abaixo. Isso configurará o Duplicati no OpenSUSE.

sudo zypper install duplicati-2.0.6.3-2.0.6.3_beta_20210617.noarch.rpm

Como criar um backup para o Google Drive com Duplicati

Siga as etapas abaixo para fazer backup de seus arquivos no Google Drive com o aplicativo Duplicati.

  1. Inicie o aplicativo Duplicati clicando no ícone de atalho na barra de tarefas do painel. Ao selecionar o ícone, Duplicati será aberto no navegador padrão.
  2. Encontre o botão “Adicionar backup” na barra lateral do Duplicati e clique nele com o mouse. Em seguida, selecione o botão “Configurar um novo backup” , seguido de “Avançar”.
  3. Encontre a caixa de texto “Nome” e digite o nome do backup. Em seguida, localize “Descrição” e escreva a descrição do backup.
  4. Encontre a caixa “Passphrase” e escreva para criptografar o backup em sua senha. Em seguida, insira-o uma segunda vez na caixa “Repetir senha” . Como alternativa, selecione o botão Gerar para gerar uma senha de criptografia segura.
  5. Encontre a seção “Tipo de armazenamento” e altere-a de “Pasta ou unidade local” para “Google Drive”. Em seguida, você precisará inserir a pasta na qual deseja salvar em sua conta do Google Drive. Como alternativa, deixe-o em branco para permitir o upload para a pasta raiz do Drive.
  6. Clique no botão “AuthID” . Duplicati se conectará à sua conta do Google Drive quando você selecionar este botão. Então, quando o AuthID for gerado, clique no botão “Testar conexão”. Por fim, clique no botão “Avançar” para continuar.
  7. Agora você deve selecionar seus “dados de origem”. Esses são os dados que você deseja enviar para o Google Drive. Use o gerenciador de arquivos do navegador da Web em “Dados de origem” para selecionar a pasta que você deseja enviar para o serviço Google Drive. Clique em “Avançar” para continuar .
  8. Após selecionar seus dados de origem, você precisará decidir se deseja agendar backups para Duplicati no Google Drive. Se você quiser agendá-lo, marque “Executar backups automaticamente” e configure seu agendamento . Caso contrário, desmarque a caixa.
  9. Após configurar o agendamento, defina o tamanho que deseja que os arquivos do volume de backup sejam configurando as configurações nas opções Gerais , caso contrário, deixe-o como padrão e clique no botão “Salvar” para passar para a próxima página.
  10. Depois que tudo estiver configurado, encontre o botão “Executar agora” para iniciar o processo de backup .

Como restaurar seus backups

Para restaurar um backup com o Duplicati hospedado em sua conta do Google Drive, clique no botão “Restaurar”. Em seguida, selecione seu backup na lista. Clique no botão “Next” para iniciar o processo de restauração. Você será perguntado o que restaurar e onde restaurá-lo. Após selecionar ambas as opções, clique no botão “Restaurar” .

You May Also Like