O Google anunciou uma nova ferramenta, o Gerenciador de Contas Inativas, que permite preservar suas informações pessoais em contas abandonadas ou inativas em razão do falecimento do usuário.
No Gerenciador, o usuário deve definir três questões importantes: quando a conta deve ser considerada inativa, quem deve ser avisado sobre seus dados e se a conta pode ou não ser deletada.
É possível escolher entre 3, 6, 12 ou 18 meses sem nenhuma atividade para que o Google tome algumas medidas em relação à conta.
O Google mandará um aviso um mês antes do prazo escolhido pelo usuário, por meio de uma mensagem de celular e e-mail enviado para um endereço fornecido pela pessoa.
É possível ainda optar por deixar uma Resposta Automática no Gmail, com uma linha de assunto escolhida pela pessoa e uma mensagem explicando que aquela conta está inativa.
Caso o usuário deseje que a Conta Google inativa seja deletada, uma vez que a conta se torna inativa, o Google pode deletar todo o conteúdo ou enviá-lo para os contatos que a pessoa escolher.
O usuário pode escolher até 10 pessoas que o Google deverá avisar depois que a conta se tornar inativa (elas não serão notificadas no momento em que essa opção for configurada) e conceder a essas pessoas acesso a parte de seus dados.
A lista pode incluir coisas como fotos, contatos, e-mails, documentos e outros dados específicos que o usuário decidiu compartilhar com aqueles contatos.
Caso a pessoa decida compartilhar dados com contatos de sua confiança, o e-mail enviado para esses contatos vai incluir uma lista dos dados que o usuário pediu para compartilhar e um link para que o contato escolhido baixe esses dados.
Os contatos de confiança terão até três meses para baixar os dados. Depois disso, eles serão excluídos.
Se o usuário optar por deletar a Conta Google, isso irá incluir dados compartilhados de forma pública (como vídeos no YouTube ou blogs no Blogger).