O que é Google Tensor do Pixel 6?

É o chip que vai equipar o Pixel 6 e o Pixel 6 Pro do Google. Este não é um coprocessador, entenda:

É um system-on-chip, uma versão minúscula daquela caixa embaixo do computador que você costumava chamar de CPU.


O chip tensor tem dois núcleos de alto desempenho, dois clusters de desempenho médio e quatro núcleos de baixo desempenho, tornando-o um chip octa-core.

Apesar das poucas informações técnicas disponíveis, o Tensor é um chip “customizado” e projetado pelo próprio Google para dispositivos Pixel 6.

O que o Google Tensor faz?

Sua principal habilidade é o aprendizado de máquina (ML). É isso que faz.

Quando a Qualcomm e a Apple falam sobre seus novos chips, elas falam sobre desempenho aprimorado da CPU, mais núcleos de GPU e unidades de execução aumentadas. O que o Google diz?

“Vimos o Google Assistente tornar seus dispositivos mais úteis e o Google Tradutor quebrar as barreiras do idioma, mas nem sempre conseguimos trazer o melhor do ML para o smartphone.

É por isso que criamos o Google Tensor. Um chip que pode fornecer recursos totalmente novos para usuários de Pixel, acompanhando os avanços mais recentes em ML. ”

O que significa ML?

O Google diz que as “principais áreas de experiência” da série Pixel 6 são fala, linguagem, imagem e vídeo.

E essas experiências são aprimoradas pelo aprendizado de máquina. As câmeras Pixel sempre trataram do ML, enquanto o reconhecimento de fala e a linguagem sempre foram aprimorados, fornecendo cada vez mais dados aos modelos de ML.

O Google argumenta que o Pixel 6 e o Pixel 6 Pro trarão o “mais avançado reconhecimento automático de fala de todos os tempos”.

Existem outras coisas também, como Live Translate. O Pixel 6 permitirá que os usuários digitem um texto por voz em um idioma e o enviem automaticamente em outro.

O buscador também revelou que os vídeos são tão bons quanto as tão conhecidas fotos maravilhosas do Pixel.

Em suas próprias palavras: “Sempre sonhamos em fazer com que os vídeos do Pixel correspondessem à qualidade das fotos do Pixel – e o Google Tensor nos ajudou a oferecer melhores experiências em cada área”.

Mais segurança

O chip Tensor é um SoC completo. Ele tem um núcleo de segurança, que é o chip Titan M2 do Google, e a gigante de Mountain View afirma que ele fornecerá “a maioria das camadas de segurança de hardware em qualquer telefone”.

Pixel 6 e o Pixel 6 Pro estarão disponíveis para venda nos Estados Unidos e mais oito países a partir do dia 28 de outubro (sem previsão de lançamento no Brasil).

Comente!