Como funciona a tecnologia Google Mesh do Google Wifi?

Google Wifi, o roteador do Google que chegou ao Brasil, foi o primeiro dispositivo da gigante de Mountain View com a tecnologia Google Mesh que permite ampliar um sinal Wi-Fi de alta velocidade por meio de dispositivos espalhados em todos os cômodos de uma casa.

O Google explica o funcionamento da tecnologia por trás do Google Mesh:


Uma rede mesh é um grupo de dispositivos que atuam como uma única rede Wi-Fi; portanto, existem várias fontes de Wi-Fi em sua casa, em vez de apenas um único roteador. Essas fontes adicionais de Wi-Fi são chamadas de pontos.

Como o Google Wifi transmite de cada ponto da sua casa (e não apenas de um único roteador), eles podem fornecer uma cobertura melhor em um espaço mais amplo. Se você tem uma casa grande, pode adicionar mais pontos para cobertura de wi-fi adicional.

Todos os pontos estão conectados uns aos outros sem fio. Enquanto estiverem dentro do alcance, eles podem se comunicar sem fio, sem a necessidade de um roteador ou switch. Isso permite o roteamento de dados rápido e eficiente.

Ter sua casa conectada por meio do Google Mesh permite que você possa se mover entre os ambientes sem a necessidade de desconectar e conectar em diferentes roteadores.

O Google Wifi é capaz de analisar a demanda e a qualidade do sinal e substituir para o ponto que irá melhor atender o dispositivo. Isso acontece de forma automatizada e sem que o usuário perceba.

Em uma rede Wi-Fi tradicional, por outro lado, o telefone ou laptop está conectado a um único roteador e toda a comunicação passa por esse único roteador. Quanto mais longe você estiver do roteador, mais fraco será o sinal.

Conheça os benefícios e alertas do Google Mesh:

  1. Pontos adicionais podem ser adicionados para obter melhor cobertura em áreas de difícil cobertura, como corredores e paredes próximas para cobertura externa.
  2. Em uma rede mesh, se um ponto cair, a comunicação é simplesmente redirecionada para outro ponto. No entanto, se o seu roteador ou ponto primário ficar offline, toda a sua rede também ficará.
  3. Todos os pontos estão conectados entre si, então os dados podem seguir vários caminhos em direção ao seu destino⁠. O Google Wifi sempre escolherá a melhor rota (e mais rápida) do Ponto A ao Ponto B.

Caso você tenha interesse em ativar uma rede Mesh, o Google Wifi também é vendido em packs de 3 dispositivos.

Comente!