O Google anunciou um novo projeto que usa sua inteligência artificial para medir e calcular as condições de tráfego e o tempo nos cruzamentos de uma cidade e, em seguida, cronometrá-los com mais eficiência.
Um programa piloto está em execução em quatro locais em Israel e começa a ser implementado no Rio de Janeiro, ajudando a melhorar o trânsito e a reduzir as emissões de carbono ao otimizar os cruzamentos ineficientes.
De acordo com a Folha, o projeto conta com a parceria com a CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro).
O buscador diz que observou uma “redução de 10 a 20 por cento no consumo de combustível e no tempo de espera dos cruzamentos” dos semáforos controlados pela tecnologia até agora.
“É o começo”, disse a diretora de sustentabilidade do Google Kate Brandt. “Com base nesses resultados promissores, agora estamos iniciando novos pilotos no Rio de Janeiro e conversando com outras cidades ao redor do globo.”
No momento, o Google não compartilhou detalhes sobre o tráfego desses cruzamentos e não explicou como a inteligência artificial funciona com os sistemas das cidades e cruzamentos específicos.