Google une imagens e texto na mesma pesquisa

Nos próximos meses, o Google Lens permitirá que você adicione texto à pesquisa visual e fazer perguntas sobre o que está na imagem.

Esse novo recurso permite que você clique no ícone do Lens enquanto visualiza uma foto com uma camisa que gostou e, em seguida, o Google pode encontrar a mesma estampa em outra peça de roupa.


Isso ajuda a encontrar conteúdos que seriam difíceis de descrever com precisão apenas em palavras.

Ao combinar imagens e texto em uma pesquisa, será possível fazer pesquisas visuais com mais facilidade e de maneira mais natural.

Essa novidade é possível porque MUM (a sigla em inglês para Modelo Multitarefa Unificado) pode entender informações simultâneas em vários formatos, como texto, imagem e vídeo.

O MUM, anunciado no I/O deste ano, compreende de informações e fornece novos métodos de pesquisa, estabelecendo conexões e ideias sobre o mundo ao nosso redor.

“Os avanços na área de Inteligência Artificial estão causando uma transformação radical em nosso jeito de usar a informação, trazendo a capacidade de descobrir novas ideias”, diz Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior da Busca do Google.

Comente!