Tecnologia de comunicação a laser da Alphabet atinge 50 Gbps a 5 km de distância

A Alphabet anunciou a iniciativa Taara, que visa levar o acesso à Internet a comunidades distantes em todo o mundo.

Este projeto, como o Loon, usa tecnologia de laser para fornecer dados sem fio via Free Space Optical Communications (FSOC).


Esta técnica, permite altas velocidades onde quilômetros de conexão de fibra normalmente seriam necessários.

Alguns testes realizados na África revelaram que foram capazes de transferir mais de 700 gigabytes de dados a uma distância de mais de 5 quilômetros.

Durante esse teste, eles conseguiram atingir 99 por cento da intensidade do sinal, permitindo que o serviço fosse praticamente ininterrupto.

De acordo com a Alphabet, existem lugares e cidades na Índia, por exemplo, que estão completamente isolados da Internet, e fornecer internet por fibra exigiria um investimento significativo em infraestrutura e despesas.

Como resultado, eles estão tentando fornecer acesso sem fio à Internet por meio da iniciativa Taara.

Neste vídeo, eles demonstram que não só é mais barato instalar as torres para o projeto Taara, mas também é incrivelmente simples e rápido para concluir o processo de instalação.

Essas torres se alteram em resposta a mudanças no clima e outros eventos naturais. Além disso, eles podem mudar as antenas movendo-as 5 graus para aumentar ou diminuir a força do laser, conforme necessário.

Comente!