A plataforma aberta do Android apresenta vantagens e desvantagens quando comparada com o ecossistema fechado do iPhone.
Deixando as desvantagens para uma outra publicação, quero falar sobre uma super vantagem: os inúmeros emuladores disponíveis no Google Play.
Os aplicativos são inúmeros. Acredite! É difícil saber o que é funcional ou não é. Se você deve pagar ou não? É isso que me proponho nesta publicação para ajudá-lo a encontrar as agulhas neste palheiro.
Vamos a lista dos 5 melhores de SNES (Super Nintendo) para Android:
SuperRetro 16
Um dos emuladores SNES mais populares no Android. Ele chegou a ser removido da loja de aplicativos no passado, mas retornou em grande estilo. Apresenta armazenamento em nuvem (backup no Google Drive), suporte para vários tipos de controladores e a opção de salvar, avançar e muito mais.
É totalmente gratuito.
Snes9x EX+
Snes9x EX+ é open source e possui os recursos básicos que você encontrará na maioria dos emuladores SNES.
Isso inclui estados de salvar, controles na tela, suporte para arquivos .smc, .sfc e zip e gamepads. Sua interface, no entanto, parece um pouco menos robusta quanto dos competidores, mas funciona bem.
Gratuito sem compras dentro do app.
RetroArch
Retroarch é um emulador pronto para rodar as mais diferentes consoles, sendo o SNES um deles.
Ele apresenta todos os recursos esperados nesse tipo de software, assim com os outros desta lista. Seu “porém”, entretanto, é que a plataforma costuma ser um pouco difícil de operar e entender. 100% gratuito.
John NESS
Os dois últimos dessa lista apresentam custos, contudo, são os que melhor funcionam em diversos tipos de aparelhos e tem atualizações mais frequentes (até a publicação deste post, é claro). John NESS é o melhor avaliado dentre os emuladores SNES para Android.
Este emulador tem suporte a cheats, boa qualidade de renderização, compatibilidade, estados de salvamento, controles digitais personalizáveis, botões turbo, avançar e desacelerar e até mesmo suporte a controlador de hardware junto com suporte de armazenamento em nuvem.
Para remover os ads que aparecem, o desenvolvedor cobra R$ 17,00.
ClassicBoy
É possível dizer que o ClassicBoy é o superemulador da lista.
Este app permite jogar PlayStation, N64, Game Boy Advance, SNES, Sega Genesis (Mega Drive) e muito outros por meio de uma lista de inúmeros plugins. Ele também apresenta uma interface bem desenhada que ajuda a tornar seu uso mais intuitivo.
Alguns recursos, porém, estão limitados a versão paga. E aqui está um ponto crítico: para obter a versão completa, é preciso desembolsar R$ 30,00. Se você é um jogador frequente, talvez o custo não seja um problema.