Grasshopper é um aplicativo gratuito do Google desenvolvido para ensinar programação a iniciantes por meio de jogos JavaScript e cursos interativos. JavaScript é a linguagem usada por mais de 70% dos programadores.
O Grasshopper foi criado por uma equipe de programadores do Google em sua incubadora de produtos experimentais, Area 120. Sua missão é remover as barreiras que limitam o acesso à educação e preparar adultos e jovens para carreiras em programação.
O aplicativo oferece um ambiente de aprendizagem centrado em quem está começando ou deseja aprender sobre o mundo da programação.
Por meio de uma abordagem interativa, o aplicativo apresenta quebra-cabeças visuais e incentiva os alunos a usar os principais conceitos de codificação, como funções, loops e variáveis.
Com o Grasshopper, é possível aprender técnicas como: criar animações ou resolver problemas utilizando códigos, ou ainda construir um site com HTML e CSS. Agora, os brasileiros poderão ler as instruções, obter suporte e receber feedback em seu idioma nativo.
Desde o lançamento do Grasshopper, em 2018, um milhão de pessoas passaram pelo menos uma hora aprendendo a codificar por meio do aplicativo. Estudos acadêmicos sobre a eficácia do Grasshopper mostraram que, após duas semanas de uso, os alunos estão mais motivados para aprender a programar.
E embora as mulheres tenham a tendência a se sentir menos seguras no início de suas jornadas de aprendizagem de codificação, foi observado que a diferença de confiança entre homens e mulheres diminui em 18% quando utilizam o aplicativo.
A inclusão das mulheres no setor é um dos objetivos do Grasshopper, cujo nome é homenagem a Grace Hopper, uma das pioneiras na programação de computadores.
O Grasshopper em português está disponível para Android e desktop.