Krzysztof Kieślowski: Google celebra 80º aniversário de cineasta e roteirista polonês

O Google está exibindo um Doodle em sua página inicial que celebra o 80º aniversário do cineasta e roteirista polonês Krzysztof Kieślowski, aclamado internacionalmente e amplamente considerado um dos diretores de cinema de arte mais influentes do mundo.  

Krzysztof Kieślowski

Nascido em Varsóvia, Polônia, neste dia em 1941, Kieślowski desenvolveu um amor por contar histórias através de uma paixão infantil pela literatura. Ele perseguiu sua obsessão pelas artes narrativas na estimada Lódz Film School, onde seu primeiro longa-metragem original veio na forma de um curta drama mudo em 1966.


Em seus primeiros filmes, como o documentário de 1971 sobre uma greve de trabalhadores em estaleiros, intitulado “ “Workers 71”, Kieślowski explorou as complexidades e dilemas morais da vida cotidiana por meio de representações da Polônia contemporânea. 

Kieślowski foi além do formato documental em seu longa-metragem de 1975, “Personnel”, a primeira de muitas obras cinematográficas de ficção. Não foi até o lançamento de “The Decalogue” em 1988 – episódios de TV de dez horas de duração que seguiram os residentes de um conjunto habitacional de Varsóvia – que o trabalho de Kieślowski ganhou fama internacional. 

Suas explorações filosóficas marcantes chegaram ao clímax na trilogia “Three Colors” de 1993-94, cada uma delas uma reflexão sobre os ideais da Revolução Francesa, que constituíram seus últimos filmes.

Além de dezenas de prêmios de prestígio ao longo de sua carreira, Kieślowski recebeu três indicações ao Oscar, incluindo Melhor Diretor em 1994 por “Three Colors: Red”, a último de seu tríptico icônico. 

Depois de se aposentar do cinema naquele ano, Kieślowski voltou ao meio que primeiro inspirou sua devoção à arte da história: a literatura.   

Doodle

O Google divulgou o processo de criação do Doodle, passando por diversos drafts até a versão final. Veja abaixo:

One Reply to “Krzysztof Kieślowski: Google celebra 80º aniversário de cineasta e roteirista polonês

Comente!