Ruth de Souza, atriz brasileira, ganha homenagem do Google

O Google Brasil está promovendo uma homenagem (Doodle) em sua página inicial a atriz brasileira Ruth Pinto de Souza pelo seu 100º aniversário.

“O Doodle de hoje homenageia a atriz brasileira Ruth de Souza, amplamente considerada uma das primeiras atrizes de teatro negro da história do Brasil. Com apresentações em teatro, televisão e cinema, Souza abriu caminho para os futuros artistas afro-brasileiros”, publicou o Google.


Ruth de Souza

Nascida neste dia, em 1921, no Rio de Janeiro, Ruth de Souza aspirava a ser atriz desde muito jovem. 

Ainda adolescente, ingressou no Teatro Experimental Negro do Rio, projeto fundado em 1944 para lutar contra a discriminação racial e abrir portas para o talento afro-brasileiro nas artes cênicas.

Escalada em 1945 como indígena na peça “O Imperador Jones”, Souza se tornou o primeiro atriz negra a enfeitar o palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

Estreou no cinema em 1948 e, nem mesmo uma década depois, o Festival de Veneza indicou Souza para Melhor Atriz por sua atuação em 1953 em “ Sinhá Moça ” (“A Filha do Fazendeiro”) – tornando-a a primeira atriz brasileira a receber um indicação ao prêmio internacional.

Além dos mais de 30 filmes que atuou no país e no exterior, Souza teve uma prolífica carreira na televisão, atuando em mais de 20 novelas. Em 2004, o Festival de Cinema de Gramado, um dos maiores festivais de cinema do Brasil, premiou Souza como Melhor Atriz por seu papel no filme do mesmo ano: “ Filhas Do Vento ”.

Ruth de Souza morreu em 28 de julho de 2019, aos 98 anos. Ela estava internada no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Copa D’Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, tratando uma pneumonia.

Doodle

O Google divulgou alguns esboços do Doodle que mostram o processo de criação:

Comente!