Motorola adiciona idiomas indígenas em seus smartphones

A Motorola lançou um projeto global pioneiro que inclui dois novos idiomas locais no menu de idiomas do sistema Android, que agora estão disponíveis nos novos smartphones da Motorola.

O projeto é resultado de uma parceria com Wilmar da Rocha D’Angelis, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que há mais de 40 anos se dedica ao estudo dos povos indígenas e das línguas.


Em perigo de grave extinção, tradutores e revisores das línguas Kaingang e Nheengatu foram contratados para trabalhar em suas respectivas comunidades indígenas.

O principal objetivo da Motorola é fornecer acesso aos idiomas indígenas por meio da tecnologia, mas também protegê-los e perpetuá-los no mundo digital.

A empresa continua a trabalhar duro para tornar todos os códigos abertos e utilizáveis ​​para que outras empresas também possam incluir o novo idioma.

Como a integração dos línguas nativas escrita é crítica para sua preservação, a Motorola continuará a trabalhar com o Google para disponibilizar esses idiomas no AOSP e no Google Gboard.

Ela também continua a trabalhar com o Consórcio Unicode para garantir que todos os dados de idioma coletados sob seu suporte sejam de código aberto.

One Reply to “Motorola adiciona idiomas indígenas em seus smartphones

Comente!