Todo mundo quer colocar um site no topo da página de resultados de pesquisa do Google, mas poucas pessoas sabem como chegar lá.
Com o passar do tempo, vemos que o e-commerce se tornou cada vez mais uma opção para o público. Se, até 2020, ainda existiam pessoas com medo de compartilhar seus dados pessoais com lojas online, a pandemia do coronavírus, fez o medo virar uma descoberta.
A necessidade de ocupar um lugar favorável nos resultados torna a busca no Google a prioridade para muitas empresas sobreviverem.
Uma pesquisa recente mostrou que em mais de 50% das pesquisas naturais (ou seja, excluindo os resultados patrocinados), o primeiro resultado costuma receber um clique. Não há dúvida de que vale a pena lutar por este lugar.
A importância de chegar na primeira página do Google
Agora você pode se perguntar: dentre os tantos resultados gerados pelos buscadores, tantas empresas concorrentes que oferecem produtos semelhantes aos comercializados por nossa empresa, como posso fazer com que meu site ocupe uma posição importante?
A resposta está em SEO, search engine optimization. Por meio de uma série de tecnologias aplicadas dentro e fora do site, você pode promover a comunicação com algoritmos do Google e torná-los relevantes para os produtos que fornece.
Algoritmos, intenção e manipulação
Quando falamos sobre algoritmos, muitas pessoas têm medo da ideia de que você deve dominar conhecimentos científicos precisos para jogar e se dar bem com o Google.
Na verdade, as habilidades humanas são postas à prova neste jogo. O algoritmo pode ser usado em conjunto e sua função é interpretar o conteúdo criado em cada site.
Esses algoritmos irão categorizar e organizar os sites da lista por meio de diretrizes que são constantemente atualizadas pelo Google (o objetivo é sempre escolher o resultado correto para o usuário).
Mas qualquer pessoa pensa que, por se tratar de um sistema automatizado, pode ser errado enganá-lo. Afinal, esses algoritmos foram desenvolvidos por pessoas de carne e osso como você e eu.
Para ser consistente, o processo de crescimento da Internet deve ser orgânico, contínuo e estratégico.
SEO: otimização dentro e fora do seu site
- Verifique e ajuste o URL. Observe se elas estão mais limpas possível. O que isto significa? URLs com muitos números e caracteres, como # ,? podem reduzir o desempenho da página no Google.
- Título e descrição do título de cada página
- Layout simples, intuitivo e responsivo privilegia à experiência do usuário.
- Oriente os usuários a navegar pelas informações através de links internos no conteúdo.
- Tenha cuidado ao criar conteúdo de texto. Não se esqueça de marcar o título e as legendas como cores mistas (H1, H2, H3 …).
- Mantenha tudo atualizado. Não se esqueça de olhar para o conteúdo antigo que trará resultados e adicionar mais informações, se possível.
- Pesquise palavras-chave adequadas para o seu negócio e significativas para os consumidores e usuários.
- A qualidade da plataforma de hospedagem e da plataforma de construção de sites também é importante