Como aparecer nas primeiras posições do Google

Todo mundo quer colocar um site no topo da página de resultados de pesquisa do Google, mas poucas pessoas sabem como chegar lá.

Com o passar do tempo, vemos que o e-commerce se tornou cada vez mais uma opção para o público. Se, até 2020, ainda existiam pessoas com medo de compartilhar seus dados pessoais com lojas online, a pandemia do coronavírus, fez o medo virar uma descoberta.


A necessidade de ocupar um lugar favorável nos resultados torna a busca no Google a prioridade para muitas empresas sobreviverem.

Uma pesquisa recente mostrou que em mais de 50% das pesquisas naturais (ou seja, excluindo os resultados patrocinados), o primeiro resultado costuma receber um clique. Não há dúvida de que vale a pena lutar por este lugar.

A importância de chegar na primeira página do Google

Agora você pode se perguntar: dentre os tantos resultados gerados pelos buscadores, tantas empresas concorrentes que oferecem produtos semelhantes aos comercializados por nossa empresa, como posso fazer com que meu site ocupe uma posição importante?

A resposta está em SEO, search engine optimization. Por meio de uma série de tecnologias aplicadas dentro e fora do site, você pode promover a comunicação com algoritmos do Google e torná-los relevantes para os produtos que fornece.

Algoritmos, intenção e manipulação

Quando falamos sobre algoritmos, muitas pessoas têm medo da ideia de que você deve dominar conhecimentos científicos precisos para jogar e se dar bem com o Google.

Na verdade, as habilidades humanas são postas à prova neste jogo. O algoritmo pode ser usado em conjunto e sua função é interpretar o conteúdo criado em cada site.

Esses algoritmos irão categorizar e organizar os sites da lista por meio de diretrizes que são constantemente atualizadas pelo Google (o objetivo é sempre escolher o resultado correto para o usuário).

Mas qualquer pessoa pensa que, por se tratar de um sistema automatizado, pode ser errado enganá-lo. Afinal, esses algoritmos foram desenvolvidos por pessoas de carne e osso como você e eu.

Para ser consistente, o processo de crescimento da Internet deve ser orgânico, contínuo e estratégico.

SEO: otimização dentro e fora do seu site

  • Verifique e ajuste o URL. Observe se elas estão mais limpas possível. O que isto significa? URLs com muitos números e caracteres, como # ,? podem reduzir o desempenho da página no Google.
  • Título e descrição do título de cada página
  • Layout simples, intuitivo e responsivo privilegia à experiência do usuário.
  • Oriente os usuários a navegar pelas informações através de links internos no conteúdo.
  • Tenha cuidado ao criar conteúdo de texto. Não se esqueça de marcar o título e as legendas como cores mistas (H1, H2, H3 …).
  • Mantenha tudo atualizado. Não se esqueça de olhar para o conteúdo antigo que trará resultados e adicionar mais informações, se possível.
  • Pesquise palavras-chave adequadas para o seu negócio e significativas para os consumidores e usuários.
  • A qualidade da plataforma de hospedagem e da plataforma de construção de sites também é importante

Comente!