5 formas de ganhar dinheiro com vídeos no YouTube

O YouTube é a plataforma de compartilhamento audiovisual mais popular do mundo, ultrapassando a marca de 2 bilhões de usuários ativos e consumindo mais de 1 bilhão de horas de vídeo por dia.

Em 2021, as visitas a vídeos do YouTube serão responsáveis ​​por 82% do tráfego da Internet. Nas últimas décadas, o comportamento dos internautas de todas as idades no Brasil e no mundo mudou, marcando esse sucesso.


Os usuários da Internet estão usando cada vez mais os mecanismos de pesquisa para encontrar vídeos que atendam a várias necessidades.

É uma das estratégias de mercado cada vez mais comuns de grandes empresas aproveitar economicamente os inúmeros usuários pertencentes à plataforma.

No entanto, qualquer pessoa pode aproveitar as mais diversas oportunidades de monetização do YouTube para obter uma renda adicional.

Receita publicitária

A forma mais conhecida de monetizar um canal do YouTube é por meio da plataforma comercial do gigante da Internet Google, o AdSense, que direciona anúncios relacionados ao conteúdo do canal.

O AdSense entregará os anúncios que melhor atendem à proposta do criador para o canal, seja uma marca ou um indivíduo. Qualquer canal pode se cadastrar na plataforma desde que atenda aos critérios pré-determinados.

Deve assistir a mais de 4.000 horas de vídeo em 12 meses, ter pelo menos 1.000 assinantes, ter um bom nível de participação, fazer conteúdo adequado para anunciantes, ter mais de 18 anos e possuir os direitos autorais do conteúdo produzido.

É importante lembrar que o YouTube proíbe notícias falsas, conteúdo violento, drogas ou induz qualquer comportamento que possa colocar em risco a vida ou a saúde do usuário.

O AdSense ainda é a principal forma de ganhar dinheiro por meio dos canais do YouTube, mas não é a única maneira.

Além disso, você também pode ganhar dinheiro colaborando com marcas (como promoção de produtos) para encontrar clientes por conta própria.

O YouTube possui uma ferramenta que permite sinalizar que um vídeo ou parte dele contém anúncios. Esse é o padrão legal da Lei de Proteção ao Consumidor (CDC), que exige informações claras, ou seja, determinados conteúdos são propagandas.

Estante de produtos

É uma opção interessante para quem vende produtos ou serviços através da Internet. Com as funções típicas do YouTube, você pode exibir até 12 produtos próprios para quem está assistindo ao vídeo.

A exibição é baseada na exibição automática de dados como data de produção, disponibilidade, desempenho de vendas e assim por diante. A prateleira de produtos também permite que os proprietários do canal selecionem manualmente o que exibir.

Além disso, também possui algumas funções adicionais, como consertar um projeto no site. Para usar este recurso, você deve ter pelo menos 18 anos e ter mais de 10.000 assinantes no canal.

Clubes dos canais

Outra forma de atrair fundos para um canal do YouTube é ingressar em um clube de canal, que é usado como um site de crowdfunding.

Por meio do clube, os espectadores cadastrados podem contribuir mensalmente e, em troca, os criadores de conteúdo podem decidir aceitar brindes, pré-visualizações de conteúdo, canais de comunicação exclusiva com youtubers e outros benefícios a seu critério.

Os criadores que desejam ingressar no clube devem ter pelo menos 18 anos e mais de 30.000 membros. Canais de jogos com mais de mil assinantes podem aderir ao clube.

Super chat e super stickers

Para quem realiza cursos, shows, games e lives, o Super Chat e os Super Stickers são recursos interessantes. Os usuários pagam uma determinada taxa e destacam suas mensagens no topo do chat.

Para o telespectador, a vantagem é que ele pode garantir que sua mensagem será lida e suas dúvidas serão respondidas pelo youtuber.

Para os criadores, além do dinheiro, é uma oportunidade de se conectar com o público, o que ajuda a aumentar o senso de identidade do usuário com o conteúdo.

Uma vez que os fãs se sentem próximos, ele tende a divulgar mais o trabalho dos produtores de conteúdo, e estes vão ganhando autoridade em seu nicho de mercado. Este recurso não está disponível em todos os países / regiões.

Youtube Premium

A versão premium da plataforma de streaming é um serviço de assinatura paga que pode trazer alguns benefícios aos assinantes. Você pode assistir ao vídeo sem ser perturbado por anúncios, pode baixá-lo para seu dispositivo móvel para assisti-lo offline ou pode reproduzir o conteúdo em segundo plano.

Os produtores de conteúdo também se beneficiarão com isso. Cada vez que um usuário assiste a um conteúdo, mesmo que a visualização esteja no modo offline ou em segundo plano, parte do conteúdo pago irá para o criador.

Comente!