Google Workspace explora futuro do trabalho híbrido

O Google Workspace anunciou novas ferramentas e recursos que podem ajudar os usuários a aproveitar ao máximo seu tempo, colaborar de forma equilibrada e otimizar sua produtividade, não importa onde estejam.

A notícia também apoia diferentes maneiras de trabalhar em um mundo em rápida mudança, incluindo soluções para ajudar as pessoas a organizar seu tempo e foco e ferramentas úteis para incentivar a colaboração.


Segundo levantamento da consultoria Gartner, mais de 90% das empresas afirmam que, mesmo que o local de trabalho seja reaberto, ainda pretendem permitir que os funcionários continuem trabalhando remotamente em pelo menos alguns formatos.

Para resolver os desafios que os funcionários da linha de frente usam dispositivos e aplicativos pessoais para obter as informações de que precisam, o Google Workspace lançará o Google Workspace Frontline nas próximas semanas.

Esta nova solução foi criada especificamente para pessoas nestas áreas (equipe de vendas, enfermeiras, restaurantes, operários da construção, etc.).

O Workspace Frontline é uma solução feita sob medida que inclui aplicativos de comunicação e colaboração como Gmail, Chat, Docs, Drive e o suporte de nível empresarial final e recursos de gerenciamento de segurança que podem ajudar a reter dados e equipamentos da empresa.

O Google Workspace também está facilitando a vida das equipes na hora de construir aplicativos sob medida no AppSheet diretamente no Planilhas e no Drive. Com isso, quem está na linha de frente pode coletar dados em campo, registrar riscos de segurança e administrar solicitações de clientes, deixando o fluxo de trabalho mais fluído.  

Gestão de tempo e concentração

Horários, fluxos e agendas de trabalho seguem mudando e evoluindo, afastando-se de um dia tradicional no escritório. Com isso, as equipes precisam de agendas que reflitam essa realidade híbrida – e de ferramentas que ajudem a aproveitar seu tempo ao máximo. Por isso, o Google Workspace vai lançar novos recursos que atendam a essas necessidades, incluindo:

  • Horas de trabalho segmentadas: ajudam os funcionários a determinar diversas janelas de trabalho ao longo da jornada – avisando aos colegas de equipe sobre os períodos em que estão disponíveis e conectados para participar de reuniões, por exemplo.  
  • Compromissos recorrentes fora do escritório: permitem aos usuários agendar horários recorrentes e regulares nos quais eles não estão disponíveis – mostrando automaticamente que a pessoa não pode participar de atividades de trabalho naquele horário.  
  • Indicadores de localização no Google Workspace: permitem compartilhar com colegas quais dias da semana serão no escritório e quais serão de trabalho em casa.
  • Momentos de concentração: permitem ao usuário reduzir ao mínimo as interrupções, limitando as notificações e alertas recebidos em determinados horários.
  • Informações sobre gestão de tempo: oferecidas aos usuários do Google Workspace, ficarão visíveis apenas para a pessoa, mas não para seus superiores. Com isso, o funcionário pode avaliar como está dividindo seu tempo e administrando suas prioridades.
  • Google Workspace com Google Assistente: permite que o usuário dê comandos de voz e pergunte ao Assistente quais os próximos compromissos na agenda, peça para acessar uma reunião ou enviar uma mensagem.O  Google Assistente já está disponível para Google Workspace em qualquer aparelho móvel, e é oferecido em versão beta para alto-falantes e monitores inteligentes como o Nest Hub. Para saber como habilitar esse recurso para seus usuários, clientes Google Workspace podem clicar aqui.  

Colaboração equilibrada

As novidades do Google Workspace tornam a colaboração entre funcionários mais alinhada, acessível e equilibrada.  

  • O uso de uma segunda tela no Google Meet permite que as pessoas façam reuniões em diversos aparelhos – como um hardware Google Meet numa sala física de reuniões, ou o Nest Hub Max se o funcionário estiver em casa. Com a possibilidade de trabalhar numa segunda tela, as pessoas podem fazer apresentações e participar mais ativamente da experiência Google Meet, usando o chat, as pesquisas e o Q&A em qualquer aparelho, de qualquer lugar.
  • As atualizações do Meet para aparelhos móveis aumentam o impacto da participação, mesmo que o usuário esteja participando em uma tela pequena. A visualização em mosaico para aparelhos móveis permite aos usuários enxergar mais de uma pessoa por vez, enquanto os modos tela dividida e “picture-in-picture” na versão do Meet para aparelhos móveis permite usar o chat ou acessar o Gmail sem perder o fio da meada visual da reunião. Além disso, a escolha do plano de fundo virtual, o Q&A e as pesquisas também ajudam os usuários a se manterem produtivos e conectados, mesmo que estejam em movimento e participando por um celular ou tablet.
  • Melhorias nas transmissões ao vivo do Google Meet, incluindo Q&A, pesquisas e legendagem ao vivo (em inglês, espanhol, alemão, português e francês) vão abrir espaço para reuniões mais produtivas e inclusivas. O Meet também vai permitir transmissões ao vivo em mais de um domínio Google Workspace dentro de uma mesma empresa.
  • Chat, Jamboard e Agenda vão passar a fazer parte do pacote Workspace Essentials, para que as equipes tenham ainda mais formas de se conectar e colaborar.  

Comente!