Google lança central de insights para as Eleições 2020 na busca

O Google Trends lançou recentemente uma central de insights para as Eleições 2020 com tendências de busca em tempo real e as principais dúvidas dos brasileiros sobre candidatos, partidos e outros temas relevantes para a votação que escolherá prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o Brasil.

A página também traz dados sobre os quatro maiores colégios eleitorais do país, são eles São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte.


Este ano, o processo eleitoral foi adiado devido à pandemia de COVID-19, o que não impactou somente o calendário, as campanhas dos partidos, mas também refletiu diretamente no comportamento do brasileiro que usa o Google para se informar sobre a votação.

Segundo os dados do Google Trends, Saúde é o tema relacionado ao debate político que mais tem despertado interesse na maioria dos estados brasileiros, seguido por Educação, Impostos, Bolsa Família e Desemprego. 

Entre as  perguntas relacionadas ao termo “votar” feitas nos últimos sete dias,  a mais buscada é “o que acontece se não votar?”, seguida por “se não votar e nem justificar, o que acontece?”.

“Essas perguntas chamam a atenção em relação aos pleitos eleitorais anteriores e podem ser um indicativo de que há uma um certa preocupação do brasileiro em ir votar por conta da pandemia”, afirma o Marco Túlio Pires, diretor do Google News Lab no Brasil.

Para tirar dúvidas sobre como votar com segurança, a página do Google tem um link direto para o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com informações oficiais sobre os cuidados sanitários no dia da votação.

A página do Google Trends também mostra o interesse por candidatos e partidos políticos em diferentes regiões do país. Segundo o levantamento, quando procurada junto à palavra candidato ou candidata, nos últimos sete dias, a legenda mais popular na Busca é o PT com 36%, seguido pelo PSOL, 11%, Partido Novo e PSL, ambos com 10%. 

Vale ressaltar que os dados do Google Trends representam interesse de busca no Google, e não representam intenção de voto.

Segundo o levantamento, as pesquisas pelo termo “candidato” junto à palavra partido, e também “candidato pesquisa” e “candidato número”, são expressivamente maiores do que as pesquisas pelos termos “candidato proposta”, “candidato ficha limpa” e “candidato corrupção”, como mostra o gráfico:

É possível também acompanhar os termos de maior alta sobre as eleições e em quais regiões do país há mais interesse de busca pela disputa. Por exemplo, nos últimos sete dias, os brasileiros procuraram entender mais sobre as “regras para eleição municipal em 2020” –  o nível de interesse é 750% maior do que a semana anterior.

A central de dados do Google Trends ainda destaca informações com viés local de quatro estados com os maiores colégios eleitorais do país, são eles São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte.

Comente!