Como fazer backup automático de site WordPress no Google Drive

Se você tem um site WordPress, é importante fazer backups regulares do seu site. Muitos provedores de hospedagem criam backups do seu site automaticamente. 

Embora esse seja um recurso muito bom para um provedor de hospedagem, também é bom manter alguns backups em um local externo. Dessa forma, se você perder o acesso à sua hospedagem, ainda poderá acessar os arquivos (backup) do seu site. 

Felizmente, existem ótimas soluções para criar backups programados automáticos para provedores de armazenamento externo como Google Drive ou Dropbox . 

Neste post, explico como.

Backups do WordPress para o Google Drive

Antes de tudo, você precisará de uma conta no provedor de armazenamento em nuvem onde deseja salvar seus backups. 

Por exemplo, Google Drive ou Dropbox. Além disso, verifique se você tem espaço de armazenamento gratuito suficiente em sua conta para armazenar os backups do seu site. 

Uma conta gratuita do Google tem 15 GB de armazenamento, que é compartilhado entre todos os serviços do Google (como Gmail e Google Drive). 

Se você não tiver espaço de armazenamento suficiente, uma atualização para 100 GB custará US$ 1,99 por mês.

Passo 1: Instale o plugin UpdraftPlus

Para começar, faça login no seu painel de administração do WordPress. Vá para Plugins > Add New e procure por um plugin chamado UpdraftPlus :

Agora clique no botão Instalar e depois em Ativar para ativar o plugin em seu site WordPress. O UpdraftPlus agora deve convidá-lo automaticamente para começar a configurar o plugin através do modal mostrado abaixo:

Clique em “ Pressione aqui para começar! ” para começar a configurar o plugin UpdraftPlus.

Etapa 2: configurações do UpdraftPlus

O UpdraftPlus o levará automaticamente a uma tela onde você poderá definir todas as configurações para backups. Vá para a guia Configurações para indicar com que frequência você gostaria que o plug-in fizesse um backup automático e quantos backups você deseja armazenar ao mesmo tempo:

O agendamento de backup acima mostra que configurei um backup diário para meus arquivos e meu banco de dados MySQL. Também selecionei uma retenção de backup de 7, o que significa que os 7 backups mais recentes sempre serão retidos. Vale a pena notar que, para sites maiores, isso pode não caber em um pacote gratuito do Google Drive.

Agora selecione quais arquivos você gostaria que fizessem parte de cada backup:

Eu, pessoalmente, sempre seleciono todos: plugins, temas e uploads. Dessa forma, sempre terei um backup completo disponível do meu site. Se eu precisar restaurar um backup, terei todos os arquivos disponíveis no mesmo local.

Etapa 3: conceda acesso ao UpdraftPlus ao seu Google Drive

Agora que você configurou todas as configurações que vêm com o plug-in UpdraftPlus, é hora de dar ao UpdraftPlus acesso ao seu Google Drive. Você precisará disso para que o plug-in possa armazenar backups em seu Google Drive. Para conceder acesso ao plug-in, permaneça na guia Configurações e selecione o provedor de armazenamento em nuvem onde deseja armazenar os backups. Você pode escolher o Google Drive, mas também outros serviços como DropBox, OneDrive e até e-mail.

Neste exemplo, clicaremos no Google Drive para começar a configurar a conexão entre nossa conta do Google e o UpdraftPlus. Depois de clicar no Google Drive, você será solicitado a salvar as configurações antes de clicar no botão Fazer login com o Google :

Após clicar no botão, selecione a conta do Google que deseja usar e faça login:

Depois de selecionar sua conta, o Google perguntará se você deseja fornecer ao UpdraftPlus o acesso relevante às suas pastas do Google Drive. Ele não apenas pedirá para adicionar arquivos, mas também para alterar e remover arquivos. Isso é necessário porque os backups antigos também precisarão ser excluídos de acordo com o esquema de retenção escolhido na etapa anterior.

Depois de conectar o UpdraftPlus ao Google, você chegará a uma tela final na qual precisará clicar em Configuração completa . Isso o levará de volta à tela do UpdraftPlus no administrador do WordPress. É aqui que você verá quando o próximo backup será agendado. No exemplo abaixo, está definido para 31 de julho às 31 minutos após a meia-noite:

Quer fazer um teste para garantir que os backups realmente cheguem ao seu Google Drive? Você pode clicar no botão Fazer backup agora para que o UpdraftPlus crie um backup instantaneamente. Se você estiver usando a versão gratuita do UpdraftPlus, esse backup será direcionado automaticamente para uma pasta chamada UpdraftPlus no Google Drive:

Esta pasta contém todos os backups criados pelo UpdraftPlus em formato ZIP. Isso é útil quando você precisa baixar um backup, pois não precisará baixar todos os arquivos separadamente.

Eu recomendo criar seu primeiro backup manualmente usando o botão Fazer backup agora . Dessa forma, você poderá identificar rapidamente quanto MB (ou GB) um backup está consumindo. Multiplique isso pela quantidade de backups que você configurou para serem retidos e você saberá quanto espaço de armazenamento seus backups irão ocupar no seu Google Drive.

Gerenciando e restaurando backups

Se algo der errado com seu site e você não puder corrigi-lo sozinho, pode ajudar a restaurar um backup. Pode ser que seu site pare de funcionar quando você instala um novo plugin ou até mesmo uma atualização para um plugin ou tema existente. Você pode restaurar um backup anterior à instalação/atualização, para que pelo menos seu site comece a funcionar novamente. Isso lhe dará algum tempo para solucionar o que causou o problema.

Do administrador do WordPress

Se você ainda tiver acesso ao administrador do WordPress, o UpdraftPlus tem a opção de restaurar backups diretamente do menu UpdraftPlus. Isso funciona desde que você mantenha a conexão entre o UpdraftPlus e o Google Drive ativada.

Esta lista mostrará todos os backups recentes e permite restaurar backups facilmente clicando no botão Restaurar . O UpdraftPlus buscará o backup relacionado do seu site no Google Drive e restaurará seu site como estava no momento do backup.

Observação: ao restaurar um backup, todas as alterações feitas nesse meio tempo serão perdidas. Por exemplo, alterações no conteúdo, páginas, layout e também comentários feitos por seus visitantes.

Sem acesso ao administrador do WordPress? Tente isso

Se você perdeu o acesso ao seu administrador do WordPress, ainda pode baixar o backup manualmente do Google Drive. Você pode tentar restaurar os arquivos por meio de uma conexão FTP. Você pode restaurar o banco de dados MySQL através do painel de controle de sua hospedagem na web. Isso pode ser um pouco complicado se você não estiver familiarizado com isso. Nesse caso, eu recomendo pedir ao seu desenvolvedor da Web para verificar isso para você. Você também pode pedir ajuda ao seu provedor de hospedagem na web.

Finalmente

Fazer backups do seu site WordPress é extremamente importante. Com o UpdraftPlus você tem a opção de adicionar uma camada extra de segurança ao seu agendamento de backup. O UpdraftPlus armazena seus backups em um local externo, o que significa que você não depende totalmente da sua hospedagem na web.

Você também pode usar o plugin UpdraftPlus com outros provedores de armazenamento, como o Dropbox. Nesse caso, você ainda pode seguir as etapas descritas acima, basta selecionar um provedor de armazenamento diferente na etapa 3 .

Comente!

You May Also Like