Horário de verão: Google alerta para falha em versões anteriores ao Android 10

O Google Brasil emitiu uma nota para avisar que celulares com versões anteriores ao Android 10 podem ativar o horário de verão neste sábado (31/10), mesmo com a mudança de horário cancelada pelo governo brasileiro.

Nota do Google a impresa:


Nos últimos anos, diversas mudanças no horário brasileiro de verão foram implementadas. Todas as modificações impactam diretamente o Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet), utilizado em smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir que estejam sempre com o horário correto. 

Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio seja atualizado automaticamente no hora e dia previstos para começar o horário de verão 2020, que foi cancelado pelo governo. Ou seja, à meia-noite deste domingo, dia 1º de novembro.

Portanto, existe uma possibilidade de que a mudança ocorra como se o horário de verão ainda estivesse valendo, principalmente, para usuários de celulares com versões anteriores ao Android 10, a partir da qual o Google disponibilizou um recurso para facilitar a atualização do banco de dados da IANA.

Para não correr o risco de perder compromissos, o usuário pode definir a hora do seu smartphone manualmente no sábado à noite, antes do dia previsto para o horário de verão. Basta seguir o passo-a-passo abaixo:

  1. Entre no menu Configurações e procure o item chamado “Sistema”, depois, escolha “Data e Hora” ou algo similar (em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu “Sistema”).
  1. Desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”.

Comente!