Google celebra aniversário de 142 anos do Dr. Stamen Grigorov

O Google está celebrando para parte da América Latina, América do Norte e Europa, o 142º aniversário do médico e microbiologista búlgaro Dr. Stamen Grigorov.

É o primeiro cientista a descobrir a bactéria essencial para a fermentação do iogurte. Grigorov também contribuiu para o desenvolvimento da primeira vacina mundial contra a tuberculose.


Stamen Grigorov nasceu neste dia em 1878 na vila de Studen Izvor, localizada na região de Trun, no oeste da Bulgária. 

Apaixonado por ciências desde jovem, ele concluiu o doutorado na Universidade Médica de Genebra, na Suíça. Após seu casamento em 1904, Grigorov voltou à universidade para trabalhar como assistente de pesquisa. 

Como um lembrete de casa, a esposa de Grigorov presenteou-o com alguns produtos básicos da culinária búlgara, incluindo iogurte. 

Intrigado com os supostos benefícios para a saúde do iogurte, Grigorov decidiu examiná-lo ao microscópio. Após milhares de experimentos, em 1905 ele finalmente encontrou o que estava procurando: o microorganismo em forma de bastonete que causa a fermentação do iogurte. 

A bactéria foi posteriormente rebatizada de Lactobacillus bulgaricus em homenagem ao país natal de Grigorov.

Mais tarde naquele ano, Grigorov assumiu o cargo de médico-chefe em um hospital local em sua cidade natal, Trun. 

Em 1906, ele lançou um artigo inovador demonstrando o primeiro uso de fungos penicilina contra a tuberculose. Ele continuou sua pesquisa e trabalhou como médico pelo resto de sua vida, salvando milhares de vidas ao longo do caminho.

Em homenagem ao legado de Grigorov, sua aldeia natal, Studen Izvor, hoje abriga um dos únicos museus de iogurte do mundo. 

Comente!