Google Workspace: G Suite evolui para ser o escritório do novo normal

Google Workspace reúne serviços de mensagem, reuniões, documentos e tarefas, de forma super inteligente – tudo projetado com a segurança Google e apoiado pelo serviço de nuvem mais sustentável do setor.

“É o fim do ‘escritório’ antigo, ao qual estávamos habituados”, afirma Javier Soltero, Vice-Presidente e Diretor Geral do Google Workspace.


“Agora, sabemos que as equipes profissionais precisam avançar sem estar fisicamente juntas, organizar seu tempo para se dedicar ao trabalho prioritário e criar novas formas de conexão pessoal. O Google Workspace oferece uma experiência de usuário intuitiva e totalmente integrada, que ajuda as pessoas a navegarem tranquilamente em meio à nova realidade – não importa se o usuário está numa sala comercial, em casa, na linha de frente ou em contato com o cliente”.

O Google trabalha há décadas na criação de produtos simples e fáceis de usar, capazes de prever o que a pessoa vai precisar e ajudar a realizar tarefas.

Atualmente, mais de 2,6 bilhões de usuários do setor empresarial, de educação ou clientes individuais optam por usar os aplicativos de produtividade e colaboração do Google, todos os meses.

Em julho, o Google anunciou uma central de trabalho aprimorada e fluida – primeiro passo na visão da empresa de oferecer uma experiência única e integrada, que traga as melhores soluções para criar, se comunicar e colaborar.

Agora, essa nova plataforma já está disponível para todos os clientes comerciais Google Workspace. Os usuários que ainda não tiverem acesso, podem se inscrever aqui para serem notificados assim que as funções estiverem disponíveis.

Ao longo dos próximos meses, ela será ampliada para para qualquer pessoa com uma conta de Gmail.

Uma nova experiência para os usuários

O Google Workspace reúne ferramentas essenciais para colaboração e comunicação, de um jeito muito inteligente: chat, e-mail, videochamadas e gestão de conteúdo. Tudo numa experiência única e integrada. Os novos recursos incluem:

Visualizações prévias de links: A partir de hoje, as prévias de links do Documentos, Planilhas e Apresentações permitem visualizar uma prévia do conteúdo de link sem ter de sair do documento original.

Isso economiza tempo e aumenta a produtividade, pois não é mais necessário trocar de um aplicativo ou aba.

Marcações inteligentes para Documentos, Planilhas e Apresentações: Num lançamento que começa a ser implantado a partir de hoje, quando alguém mencionar uma pessoa num documento usando a marca “@”, uma janela pop-up vai oferecer informações de contexto e até sugestões – como, por exemplo, compartilhar o documento com aquela pessoa.

Ou seja: o Google Workspace permite conectar usuários a conteúdos e pessoas relevantes, direto nos Documentos, nas Planilhas ou nas Apresentações. Com isso, o usuário pode realizar mais tarefas sem sair da página onde está.

Criação de documentos em salas: Ao longo das próximas semanas, o Google Workspace vai permitir criar e colaborar de forma dinâmica (seja em Documentos, Planilhas ou Apresentações), dentro de uma sala no Chat – sem precisar trocar de abas ou de ferramenta de trabalho.

Isso reduz a complexidade e ajuda a garantir que todos os integrantes da equipe saibam o que está acontecendo nos projetos mais importantes.

Recurso “picture-in-picture” agora em Documentos, Planilhas e Apresentações: Em julho o Google anunciou a chegada do recurso “picture-in-picture” do Meet (uma imagem dentro da outra) ao Gmail e ao Chat.

Com isso, os usuários podem ver e ouvir as pessoas com quem estão trabalhando, no momento da colaboração.

Ao longo dos próximos meses, o Google vai lançar o picture-in-picture do Meet em Documentos, Planilhas e Apresentações. Isso significa que os usuários terão o benefício de realmente ver o rosto da pessoa com quem estão colaborando.

Nova identidade de marca

A nova marca do Google Workspace reflete a visão de oferecer uma experiência simples, útil e flexível, baseada em integração e colaboração.

Ao longo das próximas semanas, os usuários verão novos ícones de quatro cores no Gmail, Drive, Agenda, Meet e produtos Editor.

Eles preservam a identidade visual e representam o compromisso do Google Workspace em criar experiências imersivas de comunicação e colaboração – sempre com a praticidade e utilidade do Google.

Comente!