Apple vai permitir que Google Stadia funcione, mas quer taxar o serviço

A Apple atualizou suas regras da App Store para adequar suas regras a nova demanda de jogos em nuvem, como o Google Stadia e a plataforma de jogos do Xbox cujo o lançamento deve ocorrer na semana que vem.

As novas regras da Apple permitem que Google e Microsoft operem nos produtos da Maçã, mas cada jogo existente na biblioteca precisará ter uma separada na App Store com cada título a ser “baixado” a partir da Store.


E exigência da Apple para xCloud e o Stadia tem um único motivo: os desenvolvedores terão que integrar seus sistemas de pagamento com as estruturas de compra no aplicativo da Apple, ou seja, poderão ter acesso ao ecossistema pagando uma taxa fixa de 30%.

Desta forma, Google e Microsoft terão que trabalhar com valores diferentes do que aqueles acordados com os desenvolvedores de jogos por conta do “custo Apple” – o que certamente deve elevar o preço para o usuário final.

Novas regras da Apple:

4.92 Jogos de streaming Os jogos de streaming são permitidos, desde que sigam todas as diretrizes – por exemplo, cada atualização do jogo deve ser enviada para revisão, os desenvolvedores devem fornecer metadados apropriados para pesquisa, os jogos devem usar a compra no aplicativo para desbloquear recursos ou funcionalidade, etc. Obviamente, sempre há aplicativos abertos de Internet e navegador da Web para alcançar todos os usuários fora da App Store.

4.9.1 Cada jogo de streaming deve ser enviado à App Store como um aplicativo individual para que tenha uma página de produto da App Store, apareça em gráficos e pesquisa, tenha avaliações e análises de usuários, possa ser gerenciado com ScreenTime e outros aplicativos de controle dos pais, aparece no dispositivo do usuário, etc.

4.9.2 Os serviços de jogos de streaming podem oferecer um aplicativo de catálogo na App Store para ajudar os usuários a se inscrever no serviço e encontrar os jogos na App Store, desde que o aplicativo siga todas as diretrizes, incluindo a oferta aos usuários da opção de pagar por uma assinatura com comprar dentro do aplicativo e usar Sign in with Apple. Todos os jogos incluídos no aplicativo de catálogo devem ser vinculados a uma página de produto individual da App Store.

Comente!