Google vai remover sugestões de pesquisa envolvendo candidatos nos EUA

O Google anunciou que vem tomando várias medidas para evitar que informações incorretas sobre candidatos das próximas eleições presidenciais nos EUA ganhem a atenção dos usuários.

Os executivos do Google descreveram que uma mudança significativa irá afetar a funcionalidade de autocompletar, o recurso em que o Google sugere uma busca com base no que você digitou até agora.


A empresa diz que removerá quaisquer sugestões que pareçam endossar ou se opor a um candidato ou partido político, ou que façam uma reclamação sobre votação ou processo eleitoral.

Segundo apurou o TechCrunch, isso significaria eliminar previsões como “você pode votar por telefone”, “você não pode votar por telefone” ou qualquer coisa que sugira que você doe a um partido ou candidato.

O buscador enfatizou as mudanças se aplicam somente ao preenchimento automático, sem afetar ou imputar restrições as pesquisas sobre votação ou candidatos.

David Graff, diretor sênior de políticas e padrões globais do Google, disse que esta é apenas uma extensão das políticas existentes da empresa, e “não política ou filosófica completamente nova”.

Ele acrescentou: “Estamos perfeitamente cientes de que com as próximas eleições as pessoas têm opiniões fortes e, dado o pano de fundo da Covid, há muitas perguntas sobre as informações de votação e como isso pode acontecer no contexto da pandemia.”

Comente!