As novidades do Android 11

O Google anunciou que a partir desta semana o Android 11 passa a ser liberado globalmente.

Segundo a empresa, as atualizações visam “melhorar a comunicação” e “tornar a vida do usuário mais fácil com os novos recursos desenvolvidos com mais proteção, transparência e controle sobre seus dados”.


Comunicação mais prática e fácil

Com a nova Seção de Notificações, as conversas em aplicativos de mensagens ganham um espaço dedicado para que o usuário possa visualizar, responder e gerenciar todas as conversas em um só lugar.

Além disso, a nova versão do sistema operacional também conta com o Bubbles, que permite que o usuário responda as mensagens em um balão diretamente em sua tela de notificações, sem ter que alternar entre os aplicativos.

Outra funcionalidade disponível no Android 11 é a gravação de tela integrada sem que seja necessário nenhum aplicativo extra para capturar e compartilhar o que está na tela do smartphone.

Novas ferramentas para seus dispositivos conectados

O Android 11 permite gerenciar todos os dispositivos inteligentes a partir do botão liga/desliga do smartphone. Basta pressionar esse botão para, por exemplo, acender as luzes ou destrancar a porta.

A nova versão do Android também traz aprimoramentos como novos controles de mídia que permitem alternar a mídia reproduzida entre fones de ouvido, caixas de som inteligente e até TVs, sem interromper a reprodução.

Android Auto, versão do sistema para automóveis, agora funciona totalmente sem fio nos veículos compatíveis.

“Agora é possível receber instruções com apenas um toque, enviar mensagem de texto ou reproduzir uma mídia utilizando comandos de voz. Inclusive, o acesso por voz no Android 11 também foi atualizado e está muito mais rápido e fácil de usar”, diz o buscador.

Maior controle da privacidade e dados para os usuários

Novo gerenciador de permissões, o “Permissões Únicas”, dá mais controle aos usuários ao acesso às ferramentas confidenciais como câmera, microfone e localização, sendo possível optar pelo acesso único a esses recursos.

Caso algum aplicativo preciso acessar os sensores novamente, o usuário que escolhe se quer conceder novamente ou não. Além disso, caso tenha algum aplicativo que é utilizado há algum tempo, as permissões são redefinidas automaticamente e o usuário é notificado.

O Android 11 também traz com módulos adicionais de atualização do sistema do Google Play. Dessa forma, as correções de segurança e privacidade serão enviadas para o dispositivo a partir da plataforma, não sendo necessário aguardar pela atualização completa do sistema operacional.

Para usuários do Android Enterprise , o Android 11 conta com a mesma privacidade de um dispositivo pessoal para o da empresa. O perfil de trabalho oferece, ao departamento de TI, ferramentas para gerenciar um telefone sem monitorar dados pessoais ou atividade de uso.

O Android 11 começará a ser lançado hoje em telefones Pixel, OnePlus, Xiaomi, OPPO e realme selecionados, com mais parceiros lançando e atualizando dispositivos nos próximos meses.

Comente!