Read Along ganha 700 livros exclusivos e chega a 30 milhões de histórias lidas

O Google anunciou hoje a inclusão de mais de 700 livros exclusivos que agora podem ser encontrados no aplicativo Read Along, em vários idiomas, entre eles o português brasileiro.

O programa também está recebendo melhorias na a tecnologia de reconhecimento de fala do Google para ajudar a desenvolver habilidades de alfabetização.


“As crianças terão a oportunidade de ler novos livros e histórias locais, de personagens conhecidos pelos pequenos, como Galinha Pintadinha e Capitão Moish”, publicou o buscador.

“Foram feitas melhorias no recurso que torna mais fácil para crianças multilíngues trocar de idioma ou obter suporte fonético ao tocar em uma palavra”.

Segundo a empresa, mais de 30 milhões de histórias foram lidas em todo o mundo usando o aplicativo Read Along que ajuda crianças a aprender a ler.

A equipe responsável pelo aplicativo no Google notou que leitores iniciantes, aqueles que lêem a uma velocidade de menos de 45 palavras corretas por minuto, têm uma melhora de 38% a 88% em sua fluência de leitura oral após ler 100 minutos no app.

Diya, a assistente de leitura do aplicativo, usa a tecnologia de texto-para-fala e de reconhecimento de fala do Google para detectar se a criança está tendo dificuldades ou está lendo a passagem com sucesso e dá um feedback positivo e incentivante ao longo do caminho.

A qualquer momento, basta tocar na Diya para obter ajuda para pronunciar uma palavra ou frase.

À medida em que vão avançando, as crianças podem coletar estrelas e distintivos, o que as motiva a continuar brincando e lendo. Cada experiência é personalizada e o app reconhece o nível de dificuldade apropriado de histórias e jogos com base no desempenho do nível de leitura.

Para Nitin Kashyap, gerente de produto do app, a tecnologia é essencial para ajudar na alfabetização, principalmente nesse contexto de pandemia – que levou a muitos alunos a praticarem de casa.

“Sabemos que os educadores e pais estão passando por um momento desafiador para encontrar soluções que permitam que as crianças continuem desenvolvendo habilidades. Com a alfabetização, não é diferente. O Read Along pode ser um grande aliado para aqueles que estão acompanhando de perto o progresso dos alunos”, afirma.

O Read Along não possui anúncios ou direciona para compras no aplicativo. Não é requerido login para a utilização do aplicativo, que também funciona off-line sem Wi-Fi ou dados.

Os pais podem se conectar ao Wi-Fi periodicamente para realizar o download de histórias adicionais.

Comente!