Google reforça RCS com Rich Business Messaging no Brasil

O Google anunciou, em parceria com as operadoras de telefonia Claro, Oi, TIM e Vivo, e os fabricantes Android, como Samsung, Motorola, LG, Multilaser e Positivo, o Rich Business Messaging (RBM).

De acordo com o buscador, a nova plataforma de mensageria oferece mensagens personalizadas e capazes de tornar a experiência dos consumidores mais relevante.


“Com o RBM, será possível criar mensagens com identidade visual da marca ou da empresa, enviar arquivos multimídia e GIF, além de oferecer recursos como relatórios de envio e leitura”, disse o Google.

“A plataforma também permite a utilização de ferramentas que evitam fraudes, como um selo de verificação que ajudará a confirmar a autenticidade da empresa remetente e ainda conta com a proteção contra spam do RCS, que inclui alertas sobre números suspeitos”.

A nova plataforma de mensageria RBM trafega sobre o protocolo Rich Communications Services (RCS), versão mais atualizada do serviço de mensagens SMS, disponível nas 4 operadoras do país, por meio dos aplicativos Android Messages e Samsung Messages.

Testes realizados no Brasil revelaram que a taxa de conversão das iniciativas foram de 5 a 7.8 vezes melhores do que com o SMS.

Para este lançamento, as quatro operadoras irão liberar, até o final do ano, o uso de sessões do serviço sem custo do RBM para o Ministério da Saúde enviar informações e orientações relacionadas à COVID-19.

Além disso, não será descontado o tráfego de dados dos usuários que utilizarem o Mensagens para se comunicar por RCS.

Comente!