Cobrindo 14 dos 15 anos do Google Brasil

Nesta semana, o Google Brasil celebra 15 anos de sua fundação. Queremos desejar a toda a equipe do buscador um ótimo aniversário e que muitas novidades ainda venham a nos surpreender! :)

A filial brasileira tem se destacado, desde a sua criação, por não ser apenas um escritório de suporte, mas efetivamente ser responsável pela construção e manutenção de produtos e serviços que foram levados a nível global.


Como muitas vezes já mencionei em meus textos, meu relacionamento com o Google não começou com a criação deste blog e sim nos anos longínquos de 2000 e 2001.

Conheci a empresa por indicação de uma pessoa no IRC (acreditem se quiser!) que naquela época parecia estudar os primeiros sinais do que viriam ser as técnicas futuras de SEO.

Fiquei muito surpreso ao encontrar meu site indexado naquele desconhecido buscador, sem a necessidade de ter que imputar a URL e a descrição, como acontecia em quase todos os sites de pesquisa – incluindo no gigante Yahoo!.

De imediato, fiquei tão maravilhado que me coloquei a disposição para ajudar voluntariamente na “tropicalização” do Google no Brasil.

Sim, alguns textos do Centro de Ajuda e até de serviços bem antigos, como o Google Groups, Alerts e Gmail, tiveram suas traduções sugeridas por mim.

Em 2006, em minhas visitas frequentes ao finado Google Blogoscoped, um dos melhores blogs sobre o Google que existiu, resolvi desenvolver o Google Discovery e fortalecer as novidades locais do buscador.

Desde o início, senti que era uma oportunidade muito legal de compartilhar conhecimento, pois observava com frequência que o público não conhecia o Google e não tinham ideia do poder e profundidade da ferramenta.

Desde que esse blog entrou no ar, pude acompanhar o Google Brasil de perto, indo a inúmeros lançamentos e muitas vezes torcendo junto com a equipe pelo sucesso das plataformas no país.

Tivemos incríveis momentos de coparticipação em diversos textos deste blog. O que conectou o nosso lado entusiasta e fã da empresa com aqueles que estavam por trás da busca. Uma sensação indescritível.

No próximo dia 26 de Julho, o Google Discovery irá celebrar 14 anos e tem sido uma história fantástica acompanhar o Google Brasil nesta jornada.

Comente!