Confidential Computing permite criptografia de dados em uso

À medida em que as organizações transferem suas cargas de trabalho para a nuvem, uma das maiores preocupações que elas têm é como processar os dados confidenciais enquanto os mantêm totalmente privados.

O Google Cloud criptografa estes dados tanto em repouso, como em trânsito, porém os dados do cliente precisam ser descriptografados para o processamento.


A Confidential Computing é uma tecnologia inovadora que criptografa dados em uso – enquanto estão sendo processados. Os ambientes que utilizam a solução mantêm os dados criptografados na memória e em outros locais, fora da unidade central de processamento (CPU). Essa tecnologia transformará a maneira de como as organizações processam seus dados na nuvem e mantêm o controle sobre os mesmos, preservando sua confidencialidade.

A Confidential VMs é a primeira solução de Confidential Computing do Google Cloud. O provedor de nuvem já emprega uma variedade de técnicas de isolamento e sandboxing – mecanismo de segurança para separar programas em execução – como parte de sua infraestrutura para ajudar na proteção de sua arquitetura de multi-locatários.

As Confidential VMs, agora na versão beta, levam essa proteção a um novo patamar, oferecendo criptografia de memória para que os clientes possam isolar ainda mais as cargas de trabalho na nuvem.

O Google Cloud é o primeiro grande provedor de nuvem a oferecer esse nível de segurança e isolamento para os dados, oferecendo aos clientes uma solução de fácil utilização que não exige alteração de código nos aplicativos  e nem compromete o desempenho. 

“Clientes de todos os setores estão transitando pelas complexidades da conformidade e privacidade na nuvem, especialmente aqueles de setores regulamentados, como as empresas de serviços financeiros e assistência médica ou agências governamentais”, explica Sunil Potti, gerente geral e vice-presidente de segurança do Google Cloud.

“Essas companhias desejam adotar as tecnologias mais inovadoras da nuvem, porém, requisitos específicos de privacidade ou conformidade de dados ainda são barreiras frequentes. As Confidential VMs nos ajudarão a atender de uma melhor forma os clientes desses setores, para que possam aproveitar a inovação, além de simplificar as operações com segurança”.

“No Google, acreditamos que o futuro da computação em nuvem migrará cada vez mais para serviços privados e criptografados, o que dá aos usuários a confiança de estarem sempre no controle da confidencialidade de seus dados. A Confidencial Computing pode abrir espaços que antes não eram possíveis”,  Eduardo Lopez, Presidente de Google Cloud para América Latina.

Via PR

Comente!