Plus Codes permite compartilhar a própria localização

De acordo com o Google, mais de dois bilhões de habitantes de todo o planeta – cerca de 25% da população global – não têm um endereço oficial, ou têm um endereço muito difícil de encontrar.

Por isso, a gigante de Mountain View decidiu ajudar a enfrentar esse desafio e criou os Plus Codes.


Eles são endereços digitais simples e fáceis de usar, baseados em coordenadas de latitude e longitude. Com um Plus Code é possível encontrar qualquer lugar – de uma casa numa zona rural distante a um pequeno comércio escondido numa rua sem nome.

“A partir de hoje vai ficar mais fácil para qualquer pessoa que tenha um aparelho Android compartilhar a própria localização, usando o Plus Codes no Google Maps”, diz a empresa.

“Quem usa o Maps provavelmente já deve ter visto o pontinho azul que mostra onde você está. O usuário que quiser informar a própria localização precisa apenas clicar no pontinho azul para obter seu Plus Code – depois, é só enviar o código para quem você quiser, como se estivesse informando um número de telefone”.

Plus Codes: endereços digitais gratuitos, para qualquer lugar

Um Plus Code é um código alfanumérico simples, que pode vir associado a uma cidade (por exemplo: FWM8+V9, Ibadan, Nigéria). Ele é como um endereço tradicional, mas no lugar do nome da rua e do número da casa ou prédio, ele traz esse código curto.

Além de usar o recurso do pontinho azul no mapa, é possível também descobrir o Plus Code de qualquer lugar: basta clicar e segurar num ponto do Maps para colocar um alfinete e obter o código daquele local específico.

Os Plus Codes podem ser pesquisados no Maps e na Busca do Google – o que, na prática, significa que a partir de agora qualquer lugar do planeta pode ser identificado e localizado por um código único e exclusivo.

Os identificadores digitais de localização são gratuitos para qualquer usuário, ficam disponíveis também off-line e podem ser impressos em folhas de papel, cartazes e placas para orientar os visitantes.

A tecnologia usada para gerar os Plus Codes é open source, simples e grátis. Ou seja: pessoas interessadas podem ver como o sistema de localização funciona e aplicá-lo às próprias ferramentas.   

2 Replies to “Plus Codes permite compartilhar a própria localização

  1. Muito bom, pena que pelo jeito não funciona muito bem, meu endereço aparece com o mesmo código uma coisa no google maps e outro local em outra cidade buscando no google. EXATAMENTE o mesmo código

  2. Legal. Esse trabalho é muito interessante e colabora demais principalmente na zona rural. É um excelente coadjuvante para o o endereço oficial (logradouro e número) da propriedade(local). Mas é esquisito colocar aspas para a palavra da empresa, e não de um profissional.

Comente!