Read Along: Google lança aplicativo de leitura e reconhecimento de fala para crianças

O Google anunciou uma ampliação do acesso ao aplicativo Read Along, um aplicativo para Android que ajuda no aprendizado de leitura de crianças de cinco anos ou mais, fornecendo feedback verbal e visual enquanto lêem histórias.

Read Along usa a tecnologia de reconhecimento de fala do Google para ajudar a desenvolver habilidades de alfabetização e já está disponível em mais de 180 países e em nove idiomas, entre eles inglês, espanhol, português e hindi.


No app, as crianças contam ainda com a ajuda de uma amiga de leitura no aplicativo – a Diya – para aprender e desenvolver suas habilidades de leitura independentemente.

O aplicativo traz uma coleção de histórias de todo mundo e jogos que surgem ao longo de cada atividade concluída.

“Enquanto a criança leem em voz alta, Diya usa a tecnologiade texto-para-fala e de reconhecimento de fala do Google para detectar se ela está tendo dificuldades ou está lendo a passagem com sucesso e dá um feedback positivo e incentivante ao longo do caminho. A qualquer momento, basta tocar na Diya para obter ajuda para pronunciar uma palavra ou frase”, explicou o Google.

“À medida em que vão avançando, as crianças podem coletar estrelas e distintivos, o que as motiva a continuar brincando e lendo. Cada experiência é personalizada e o app reconhece o nível de dificuldade apropriado de histórias e jogos com base no desempenho do nível de leitura”.

O Read Along não possui anúncios ou direciona para compras. Não é requerido login para a utilização do aplicativo e também funciona off-line.

Os pais podem se conectar ao Wi-Fi periodicamente para realizar o download de histórias adicionais.

O Read Along está disponível gratuitamente para dispositivos Android no Google Play.

Comente!