Nova pesquisa do Google com AI ajuda pesquisadores em consultas sobre o coronavírus

O Google lançou uma nova ferramenta para ajudar os pesquisadores a encontrar uma infinidade de artigos acadêmicos sobre o novo coronavírus.

A ferramenta de pesquisa COVID-19 é uma interface de pesquisa semântica que rastreia um conjunto de dados (mais de 50.000 artigos) do CORD-19


Segundo o Google, os mecanismos de pesquisa tradicionais são capazes de para responder perguntas como “Quais são os sintomas do coronavírus?” ou “Onde posso fazer o teste no meu país?”.

Mas, quando se trata de perguntas mais pontuais e, muitas vezes, escrito em linguagem natural, os mecanismos se mostram falhos em fornecer resultados relevantes.

Enquanto o modelo baseado em termos fornece precisão nos resultados da pesquisa, o modelo neural tenta ajudar a entender o significado e o contexto da consulta.

“A nova ferramenta do Google ajuda os pesquisadores a resolver esse problema ao adotar uma pesquisa semântica baseada no entendimento da linguagem natural (NLU) para responder a essas perguntas”, publicou o The Next Web.

“NLU é um subconjunto de Processamento de linguagem natural (PNL) que se concentra em um contexto menor enquanto tenta derivar o significado da pergunta e extrair insights distintos”.

“A pesquisa semântica é alimentada pelo modelo de linguagem BERT do Google. Além disso, a IA foi treinada no BioASQ, um modelo de pesquisa semântica biomédica para aprimorar os resultados”.

A ferramenta não só então retorna documentos relacionados à consulta, como destaca partes de documentos que podem fornecer respostas relevantes para a pergunta.

Também é possível fazer perguntas adicionais para restringir ainda mais os resultados.

Comente!