Lotería, jogo de cartas mexicano, nos Jogos conhecidos do Google Doodle

Em continuidade ao especial de “Jogos conhecidos do Google Doodle”, o Google relembra nesta terça-feira, (05/05), o logotipo comemorativo em celebração ao tradicional jogo de cartas mexicano Lotería.

O Doodle interativo, que não foi exibido no Brasil, foi ao ar no dia 9 de dezembro de 2019, ficou visível para os países da América do Norte e pequenas porções da Europa e Ásia.


Algo muito interessante do Doodle Lotería é a capacidade multiplayer que permite jogar com amigos em uma partida particular ou com usuários de todo o mundo aleatoriamente.

Originada na Itália no século XV, o jogo Lotería passou pela Espanha antes de chegar ao México em 1769.

As regras são semelhantes ao bingo, pois os jogadores marcam pontos em uma tabla ou tabuleiro com um token (tradicionalmente um feijão cru) e tentam preencher antes de todos os outros jogadores.

Um locutor designado puxa aleatoriamente cartões coloridos ilustrados como ” La Luna ” ou ” El Arbol ” e, às vezes, improvisa descrições poéticas que correspondem as tablas.

Um grito de “¡lotería!” ou “¡buenas!” declara vitória para um jogador sortudo, finalizando a rodada.

Os personagens dos cartões refletem as normas sociais da época. Uma das versões mais conhecidas foi criada no México pelo francês Clemente Jacques em 1887.

A edição “Don Clemente Gallo”, com direitos autorais em 1913, apresenta as imagens que se tornaram uma forma de arte folclórica sinônimo de Loteria.

“Hoje, as imagens icônicas de Lotería e a experiência compartilhada que promove entre pessoas de qualquer geração se tornaram uma fonte de orgulho e celebração para a cultura mexicana”, diz o Google.

“Quer você jogue hoje com sua família ou com um novo amigo em todo o mundo, esperamos que o Doodle de hoje inspire diversão, curiosidade e uma dose saudável de competência ;)”.

Comente!