Live Caption do Android vai funcionar durante chamadas telefônicas

O Google anunciou o recurso de Live Captions durante o Google I/O 2019, mas pouca evolução aconteceu desde então.

No entanto, isso pode mudar em breve, pois, segundo o pessoal do XDA Developers, surgiram evidências de que o Live Caption funcione em chamadas telefonicas.


O recurso utiliza três modelos de aprendizado de máquina no dispositivo, permitindo que a ferramenta detecte a fala em inglês e gere legendas automaticamente.

O recurso foi lançado originalmente no Pixel 4 e mais tarde disponibilizado para o Pixel 3a, Pixel 3, Pixel 2, Samsung Galaxy S20, OnePlus 7T e OnePlus 8.

A ativação do recurso através de uma ligação telefônica anunciará a todos os participantes que a ligação está sendo transcrita para legendas:

“Olá, a pessoa com quem você está prestes a falar tem legendas de chamadas ativadas. Eles verão legendas do que você diz para ajudá-los a ouvir”.

Por enquanto, devido a restrições existentes na API, o Live Caption não funciona com chamadas telefônicas.

“Atualmente, a API na qual as Live Captions se baseiam, AudioPlaybackCaptureConfiguration, não permite capturar o áudio da chamada de voz. No entanto, é possível que uma nova permissão somente do sistema adicionada no Android 11 Developer Preview 3 permita que o recurso ignore essa restrição”.

Não há um prazo para que o recurso seja lançado.

Comente!