Google Chrome ganha recurso de grupos de guias

De acordo com a Forbes, o Chrome 81 traz aos usuários um novo recurso chamado “Grupos de guias’, que permite agrupar as guias do navegador por temas.

A novidade chama a atenção pois, desde o lançamento do navegador há mais de uma década, o Google pouco alterou suas funções, principalmente quando esta questão se refere as guias.


“Esta é a a maior mudança da empresa na forma como as guias do Chrome funcionam desde que o navegador foi lançado 11 anos atrás”, diz reportagem.

Grupos de guias é uma nova maneira de organizar a massa de guias que você abriu a qualquer momento no Chrome e seu uso é bem simples:

  • Clique com o botão direito do mouse / toque duas vezes em qualquer guia
  • Selecione “Adicionar ao novo grupo”
  • Arraste as guias associadas para esse grupo

Há ainda opções de personalização: clique no cabeçalho do grupo (um ponto colorido é usado por padrão) para personalizar o nome do grupo, altere a cor do grupo, desagrupe as guias ou feche todas as guias no grupo.

Depois de criar seu primeiro grupo, você também pode clicar com o botão direito do mouse em qualquer guia para desagrupá-la ou movê-la para qualquer um dos seus grupos existentes.

Se você não estiver visualizando em seu navegador, ative por meio das flags do Chrome no endereço: chrome://flags/#tab-groups

Comente!