As novidades do Android 11

O Google liberou a segunda prévia do Android 11 para desenvolvedores que oferece uma imersão na nova versão do sistema operacional.

Entre as novidades estão APIs adicionais para conectividade, suporte a dispositivos dobráveis e privacidade. 


Confiram as novidades: 

Novos recursos de privacidade: O novo Android 11 contará com a limitação da capacidade dos aplicativos de consultar a lista de outros aplicativos instalados no aparelho.

Além disso, o sistema também trará novos tipos de serviços de primeiro plano para a câmera e microfone.

A principal mudança está em uma maior proteção de dados de aplicativos e usuários em armazenamento externo, com melhor gerenciamento de arquivos em cache, sendo assim, os dados utilizados para determinadas ações de um aplicativo não poderão ser mais armazenados. 

Compatibilidade de aplicativos: Para ajudar os desenvolvedores nos testes, foram realizadas diversas mudanças de ruptura alternáveis para facilitar os testes de compatibilidade e tornar possível forçar a ativação ou a desativação dessas alterações.

Melhorias na filtragem de chamadas: Com essas novas APIs, será possível, além de checar o status dos protocolos de combate à falsificação de identificação de chamadas, relatar motivos de rejeição de chamadas e, com a devida permissão, verificar se uma ligação é para ou de um dos números nos contatos do usuário.

Essas APIs ajudarão, principalmente, nos testes de aplicativos que realizam verificações de segurança através de ligações. 

Transições sincronizadas do IMEI: Um novo conjunto de APIs permitirão que os desenvolvedores sincronizem o conteúdo dos aplicativos com o IMEI e com os canais de comunicação dentro do sistema, enquanto animam dentro e fora da tela, facilitando a criação de transições IMEI naturais e intuitivas.

API de conectividade 5G:  Essa novidade possibilitará que os desenvolvedores verifiquem rapidamente se o usuário está conectado a uma rede 5G, podendo, dessa forma, customizar a experiência do usuário de 5G em seu aplicativo ou marca, oferecendo gráficos avançados e uma comunicação instantânea. 

Sensor de perspectiva para smartphones dobráveis: O Android 11 passará a contar com um sensor que permite obter o ângulo das superfícies dos dispositivos dobráveis para criar experiências adaptáveis para esses devices

Suporte de câmera no emulador: Com esse suporte, será possível criar e testar os  aplicativos com quaisquer recursos de câmera adicionados no Android 11. 

“Para os desenvolvedores de aplicativos, as prévias do Android 11 são importantes porque este é o momento em que eles poderão testar seus apps para a nova versão do sistema operacional. Para o Google, o feedback dos desenvolvedores é valioso, porque nos ajuda a melhorar o sistema até o lançamento da versão final”, diz Neto Marin, Senior Developer Advocate de Android para o Google. 

Comente!