Google explica a falta de compatibilidade de novos dispositivos Huawei com seus serviços

Tristan Ostrowski, Diretor Jurídico do Android & Play, explicou os motivos que impedem novos dispositivos Huawei a serem compatíveis com os serviços da gigante de Mountain View.

De acordo com Ostrowski, a resposta para a falta de compatibilidade é simples: devido às sanções contra a Huawei pelo governo dos EUA.


“Em 16 de maio de 2019, o governo dos EUA colocou a Huawei em sua lista negra. Essa ação do governo proíbe todas as empresas americanas, incluindo o Google, de colaborar com a Huawei”, publicou o executivo.

“Isso significa que o Google está proibido de trabalhar com a Huawei em novos modelos de dispositivos ou de fornecer aplicativos do Google, incluindo Gmail, Maps, YouTube, Play Store e outros, para pré-carregamento ou download nesses dispositivos”.

Desta forma, a lei dos EUA permite que o Google trabalhe apenas com a Huawei em modelos de dispositivos disponíveis ao público em ou antes de 16 de maio de 2019.

Por conta disso, o Mate 30 Pro, dispositivo lançado no final do ano passado, não oferece suporte do Google, o que significa que não há Google Play Store ou aplicativos importantes do Google, como Maps, Gmail ou YouTube.

Considerados “não certificados”, os novos dispositivos da Huawei não poderão utilizar os aplicativos e serviços do Google”, fecha a nota.

Comente!