O Google anunciou que vai desativar o Google Station, um programa que oferecia acesso Wi-Fi gratuito em mais de 400 estações ferroviárias e locais públicos no mundo, incluindo o Brasil.
Caesar Sengupta, vice-presidente de pagamentos do Google, disse que o programa, lançado em 2015 , ajudou milhões de usuários a navegar na Internet – o primeiro para muitos – e não se preocupar com a quantidade de dados consumidos.
“Os preços dos dados móveis ficaram mais baratos em muitos mercados. O Google Station não é mais o necessário”, disse ele.
A empresa, em anúncio a imprensa, informou que planeja interromper o programa ao longo de 2020:
“(…) tomamos a decisão de interromper o programa Google Station globalmente, de maneira gradual, durante 2020. Estamos trabalhando com nossos parceiros brasileiros em um plano de transição do serviço e continuaremos dando suporte a eles e aos usuários até o fim do ano”.
Além disso, o Google tem encontrado problemas para fechar parcerias estratégicas para o programa, o que torna sua operação desinteressante para o buscador.
Em uma das tentativas de monetizar o programa Google Station, a empresa, tentou exibir um anúncio quando usuário se conectava em seu serviço de internet.