Cápsula do Tempo do Yahoo! será aberta em 2020. Ou não.

Em 2006, o Yahoo! criou um projeto digital chamado “Yahoo Time Capsule” que prometia armazenar conteúdos como fotos, textos, vídeos e áudio que definiam o mundo de seus usuários daquela época, na “maior cápsula do tempo do mundo na história”.

A ideia foi concebida para comemorar o 10º aniversário do Yahoo!, momento em que a empresa ainda era vista como inovadora e disruptiva. Mais de 170.000 pessoas em todo o mundo participaram enviando os mais diversos conteúdos para serem armazenados para o futuro.


A Cápsula do Tempo está organizada em torno de dez temas, escolhidos para iluminar diferentes cantos da experiência humana. Os dez temas são: Amor, Tristeza, Raiva, Fé, Beleza, Diversão, Passado, Esperança, Agora e Você Cada tema contém uma pergunta em aberto: O que você ama? O que a deixa triste? O que a deixa com raiva? O que você acredita? O que é bonito? O que é divertido? O que você lembra? Qual é o seu desejo? Descreva o seu mundo Quem é você? As pessoas respondem a essas perguntas de cinco maneiras simples – com palavras, imagens, vídeos, sons e desenhos” .

Todos, de estudantes a idosos, são incentivados a participar com submissões sobre tópicos como amor, raiva, diversão, tristeza, fé, beleza, passado, agora, esperança e “você”. O site da cápsula do tempo pegará o conteúdo multimídia contribuído pelos usuários e o transformará em uma única peça de arte digital online. Os remetentes também terão a oportunidade de escolher entre sete instituições de caridade globais, que receberão uma doação do Yahoo! no final do projeto”.

“Um em cada dois usuários da Internet em todo o mundo usa o Yahoo!, e estamos orgulhosos de documentar esse momento histórico com eles em comemoração à comunidade online global”, disse Jerry Yang, co-fundador e chefe do Yahoo !. “Onde quer que as pessoas usem o Yahoo! – do México, Alemanha ou China aos EUA – queremos que elas representem sua cultura e nos mostrem o que é importante para eles participando desse histórico evento de cápsula do tempo na Internet. Será fascinante ver o que as pessoas enviaram, de 2006, que será compartilhado com as próximas gerações”.

O conteúdo, salvo em um arquivo digital e lacrado, foi guardado na cápsula do tempo, com a abertura programada para acontecer na sede corporativa do Yahoo! em Sunnyvale, Califórnia, em 2020, ano que marca o 25º aniversário da empresa.

Uma cópia da capsula também foi arquivada pela organização Smithsonian Folkways Recordings em Washington, DC, com o intuito de que as memórias fossem preservadas, estudadas e compartilhadas com as gerações futuras.

Nos últimos anos, contudo, muitas coisas aconteceram no Yahoo! A empresa de internet enfrentou sua decadência e até a venda definitiva para a Verizon. A companhia também viu a fuga de seus fundadores e até a CEO Marissa Mayer, abandonou o cargo.

A abertura da Cápsula do Tempo pelo próprio Yahoo! é uma incerteza. Mas certamente se tornaria algo incrível e positivo para a companhia, que poderia gerar um burburinho significativo nas redes sociais com o material sendo divulgado nos dias de hoje.

Comente!