Homem cria engarrafamento no Google Maps usando 99 telefones celulares

O artista Simon Weckert encontrou recentemente uma maneira de criar um engarrafamento falso no serviço de mapeamento do Google.

A ideia surgiu durante a manifestação do primeiro de maio em Berlim, quando ele percebeu que o Google estava registrando uma grande quantidade de tráfego nas ruas, embora não houvesse veículos presentes.


Descobriu-se que o sistema estava realmente captando dados de localização de telefones celulares da multidão.

Louco por replicar esse efeito, Weckert acumulou um total de 99 smartphones, agrupou todos e depois caminhou pelas ruas da capital alemã enquanto os puxava em um carrinho.

O status do tráfego na área rapidamente ficou vermelho quando o Google registrou um congestionamento.

A realidade é que o Google baseia grande parte de suas informações de tráfego em dados de usuários de telefones celulares; portanto, se um grande número de telefones estiver presente em um trecho de estrada, ele será lido como tráfego pesado.

“Os dados de tráfego no Google Maps são atualizados continuamente, graças a informações de várias fontes, incluindo dados anônimos e agregados de pessoas que têm os serviços de localização ativados e contribuições da comunidade do Google Maps”, afirmou o Google em comunicado.

“Gostamos de ver usos criativos do Google Maps assim, pois isso nos ajuda a fazer com que os mapas funcionem melhor ao longo do tempo”.

No entanto, a gigante das buscas admitiu que não tem como filtrar essas travessuras.

Comente!