Google celebra 105º aniversário de Lupicínio Rodrigues

1
412

O Google está celebrando o 105º aniversário do cantor brasileiro Lupicínio Rodrigues em sua versão localizada para o Brasil.

“O Doodle de hoje celebra o compositor e cantor brasileiro Lupicínio Rodrigues, cujas canções sentimentais tornaram seu nome sinônimo do gênero musical samba-canção, também conhecido como samba triste ou samba triste”, diz a empresa.


História de Lupicínio Rodrigues

Nascido neste dia em 1914 na cidade de Porto Allegre, Rodrigues era um mestre da música dor-de-cotovelo – que literalmente se traduz como “música da dor do cotovelo” ou músicas que expressam mágoa.

Criado em uma família de meios modestos, Rodrigues morava no estado brasileiro do sul do Rio Grande do Sul, mas suas canções dramáticas foram espalhadas por marinheiros que visitavam sua cidade natal, um popular porto de cruzeiros. “Carnaval”, uma de suas primeiras composições, venceu um concurso quando tinha apenas 14 anos.

A partir das décadas de 40 e 50, seu trabalho foi gravado pelos vocalistas mais populares do Brasil, incluindo Francisco Alves, Orlando Silva, Linda Batista, Nora Ney, Elza Soares, Gilberto Gil e Jamelão – que eventualmente gravaram um álbum inteiro composições.

Questionado sobre a inspiração para seus contos de ciúme, traição e amor perdido, Rodrigues respondeu: “minha vida”. Um livro de memórias da família o citou dizendo: “Sofro muito nas mãos das mulheres, porque sou tão sentimental, mas também fiz fortunas com o que elas fazem comigo. ”

Em homenagem aos seus 80 anos, seu estado natal, Rio Grande do Sul, anunciou o Ano Cultural Lupicínio Rodrigues, uma homenagem à arte duradoura do compositor, cheia de paixão.

1 COMENTÁRIO

  1. Outra informação importante é a de que o hino do Grêmio (Football Portoalegrense) é de autoria dele!

Comente!