Waze anuncia integração do Waze for Cities Data com o Google Cloud

O Waze, plataforma que reúne comunidades dentro e fora da estrada, anunciou hoje que o Waze for Cities Data agora está disponível na plataforma do Google Cloud. O programa agora permite que os mais de mil parceiros globais acessem e analisem dados de trânsito em tempo real, mapeiem padrões de mobilidade e criem visualizações de dados, e analisem padrões de mobilidade pela primeira vez. Atualmente, são 190 parceiros em toda a América Latina, sendo 70 no Brasil, incluindo as cidades de Florianópolis, Joinville, São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória, além de órgãos como o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), e muitos outros.

O Waze For Cities Data, antes conhecido como Connected Citizens, foi lançado em outubro de 2014 com dez cidades parceiras e cresceu para mais de mil parceiros em todo o mundo. Gratuito, esse programa é uma via de mão dupla para troca de dados publicamente disponíveis, e aproveita a tecnologia mobile e tráfego de dados crowdsourcing para fortalecer municípios e socorristas a melhorar a infraestrutura urbana existente.


“O Waze foi pioneiro no compartilhamento de dados com as cidades e no trabalho com elas para melhorar a infraestrutura e combater o tráfego. Mas, nos últimos cinco anos, o cenário mudou. As cidades têm mais dados do que nunca, e querem ferramentas melhores para analisá-los e poder usá-los para melhorar suas vias. Estamos entusiasmados em fornecer essa integração com o Google Cloud, que tornará ainda mais fácil para nossos parceiros do Waze for Cities organizem, armazenem, interpretem e compartilhem com mais facilidade dados e informações de transporte”, disse Dani Simons, Head de Parcerias no Setor Público do Waze.

“Os parceiros do Waze for Cities Data não precisarão mais criar as próprias ferramentas ou ter diferentes sistemas para diferentes fontes de dados. A integração com o Google Cloud facilitará a visualização do Waze for Cities Data e a sobreposição de outras fontes de dados relacionadas ao transporte para um panorama completo das tendências de mobilidade e intervenções, em um só lugar”, explicou Sudhir Hasbe, Diretor de Gerenciamento de Produtos do Google Cloud.

Com a integração ao Google Cloud, os parceiros do Waze for Cities Data terão acesso ao melhor data warehouse, o BigQuery, e à ferramenta de visualização de dados Data Studio, tornando os dados ainda mais simples de interpretar e de comunicar para públicos não técnicos. Os parceiros podem analisar até 1 TB de dados e armazenar até 10 GB de dados gratuitamente todo mês. Com este programa, os parceiros também podem armazenar e analisar com segurança e privacidade seus próprios dados e executar suas próprias análises, apoiadas nos dados de cidades do Waze. Assim como todos os parceiros e clientes do Google Cloud, os parceiros do Waze for Cities permanecerão no controle completo de seus dados.

Comente!