
A ESET anunciou ter descoberta de um primeiro spyware criado a partir da ferramenta espiã de código aberto AhMyth, que não havia sido detectado pelo processo de verificação de segurança dos aplicativos do Google.
O app malicioso, chamado Radio Balouch, também conhecido como RB Music, funcionava como um transmissor de rádio e tinha todos os seus recursos funcionais.
No entanto, segundo a ESET, o aplicativo continha uma funcionalidade oculta que roubava dados pessoais de seus usuários.
A ESET identificou duas versões do aplicativo malicioso no Google Play em dois momentos diferentes e, em cada caso, ele apresentava mais de 100 instalações.
Após receberem alertas, o Google o removeu rapidamente de sua loja.
“Embora a recomendação para baixar aplicativos de fontes oficiais seja mantida, isso também não garante total segurança. Portanto, é recomendável que os usuários analisem cada aplicativo que pretendem instalar em seus dispositivos e não concedam permissões ou funções desnecessárias. Além disso, sempre use uma solução de segurança para o celular”, conclui Camilo Gutierrez, chefe do Laboratório de Pesquisa do ESET América Latina.