Uso do NFC cresce 400%, reporta Banco do Brasil

0
164

O Banco do Brasil reportou que a tecnologia NFC cresceu 400% no primeiro semestre de 2019 e o faturamento das transações por aproximação teve um incremento de 100% no mesmo período.

Foram quase 3,5 milhões de transações utilizando o método de aproximação. A maior parte dessas transações foram realizadas por meio das carteiras digitais.


Atualmente, os clientes do BB podem pagar suas compras por aproximação utilizando a pulseira Ourocard, cartões Ourocard Visa Universitário, Platinum ou Infinite com chip contactless e por meio de aplicativos das principais carteiras digitais, como Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay.

“Emitiremos 5 milhões de cartões com a tecnologia NFC até o final deste ano. Em 2020, praticamente substituiremos os cartões de toda a nossa base de clientes”, afirma Edson Costa, diretor de meios de pagamentos do BB.

“É importante que toda a indústria de meios de pagamentos acompanhe esse movimento. A experiência do cliente muda muito com essa tecnologia, além de permitir uma verdadeira transformação em diversos segmentos da economia, como os ligados à mobilidade urbana, por exemplo”, avalia Edson Costa.

No Brasil, o Metrô Rio é a primeira operadora de transporte público a aceitar pagamento por aproximação nas catracas, em um projeto com apoio do Banco do Brasil e da Visa.

A facilidade do pagamento por aproximação está mudando o futuro do transporte público de massa nas grandes cidades do mundo, pois dispensa as filas para comprar o bilhete ou recarregar o cartão de transporte.

Os cartões e as carteiras digitais com a tecnologia de pagamento por aproximação podem ser utilizados em mais de 3 milhões de estabelecimentos em todo o país, segundo levantamento da Visa.

Com a tecnologia de pagamento por aproximação, o usuário paga com segurança e mais agilidade. A transação sem contato pode ser feita com auxílio de vestíveis como pulseiras ou smartwatches, carteiras digitais em celulares habilitados com NFC, e até com cartões de plástico que possuam o chip contacless.

Na hora de pagar, basta aproximar o dispositivo da maquininha do lojista e aguardar a confirmação, que acontece em menos de três segundos.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAutomattic adquire Tumblr da Verizon
Próximo artigoGoogle Shopping recebe melhorias em versão dispositivos móveis
é pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM. Fundador da FragaNet Networks, empresa especializada em comunicação digital , cujo o portfólio estão projetos como: Google Discovery, Arquivo UFO e Muito Curioso. Foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

Comente!