Facebook anuncia sua criptomoeda: Libra

0
128

O Facebook revelou seus planos de investir em blockchain após vários rumores sobre o seu projeto “GlobalCoins”. Esta semana, a empresa anunciou que a criptomoeda global será chamada de “Libra”.

A empresa disse ainda que sua missão é “permitir uma moeda global simples e uma infraestrutura financeira que fortaleça bilhões de pessoas”.


A empresa de Mark Zuckerberg afirma estar pronta para disponibilizar uma criptocorrência global (mais do que Bitcoin ou Ethereum). Nas palavras do Facebook:

“O uso massivo de blockchains e criptocorrências existentes no mercado tem sido prejudicado por sua volatilidade e falta de escalabilidade, que, até agora, os tornaram pobres os estoques de valor e meios de troca.”

Facebook afirma conectar 7 milhões de anunciantes e 90 milhões de pequenas empresas. Além de 2,1 bilhões de pessoas usam o Facebook (que inclui WhatsApp, Instagram ou Messenger) todos os dias.

A Libra poderia se tornar algo parecido com o próximo PayPal – um método de pagamento fácil de configurar que é universal e descentralizado. David Marcus, co-criador de Libra e executivo de longa data do Facebook, é o ex-presidente do PayPal.

A empresa poderia se transformar em um sistema bancário competitivo, oferecendo acesso a pessoas em países em desenvolvimento, reduzindo as taxas de transferência de dinheiro e oferecendo empréstimos e crédito aos usuários.

Alguns pontos sobre este lançamento do Facebook:

  • Libra será lançada em 2020, juntamente com uma rede baseada em blockchain
  • O Facebook também está lançando uma carteira digital chamada Calibra, que terá seu próprio aplicativo e será incorporada ao WhatsApp e Messenger.
  • O Calibra promete manter suas transações de criptografia e seus dados do Facebook privados
  • Os membros fundadores da Libra Association, uma organização sem fins lucrativos que supervisiona o desenvolvimento da moeda, inclui Visa, Uber, Lyft, Spotify, PayPal, Mastercard, Stripe e Andreessen Horowitz
  • O Facebook, a Calibra e esses outros membros fundadores ganharão juros sobre o dinheiro que os usuários depositam (será mantido em reserva para manter o valor de Libra estável)

Comente!