Google Arts & Culture mostra a casa de Anne Frank

0
110

O Google Arts & Culture, em parceria com a Fundação Anne Frank, lançou esta semana uma exposição digital que inclui cinco imagens internas captadas pelo Street View para mostrar a casa de sua família, a Merwedeplein 37-2, em Amsterdã.

“Pela primeira vez, será possível conhecer todos os cômodos da casa da família, graças a registros em 360º graus que oferecem um olhar único do lugar. O imóvel foi restaurado para o estilo original dos anos 1930. É possível conhecer até o quarto que Anne dividia com a irmã Margot”, diz a empresa.


A família viveu escondida no anexo atrás do estabelecimento comercial de Otto, na Prinsengracht, em Amsterdã.

A antiga casa da família Frank está alugada para a Fundação Holandesa de Literatura desde 2005, e funciona como abrigo para escritores estrangeiros que não têm liberdade para trabalhar e escrever em seus países de origem.

“Aqui a tolerância e a liberdade de expressão têm espaço para respirar”, diz Ronald Leopold, diretor geral da Fundação Anne Frank. Quando Anne e seus parentes viviam na casa, a decoração seguia o estilo típico da década de 30.

As imagens das salas e dos quartos fazem parte da nova exposição on-line sobre o lar da família. A mostra conta ainda com informações e documentos valiosos, como o único vídeo conhecido de Anne – filmado por acaso durante uma festa de casamento – e a única fotografia da menina ao lado dos pais e da irmã.

Comente!