Pesquisa do Google revela o nível de maturidade digital dos brasileiros conectados

0
236

Uma pesquisa colaborativa realizada pelo Google e pela McKinsey buscou mapear as habilidades do brasileiro no uso de ferramentas e tecnologias digitais e mostrar o impacto disso no desenvolvimento socioeconômico no Brasil.

Realizado em novembro de 2018, o estudo baseou-se em entrevistas feitas com 2477 pessoas, de 15 a 60 anos e das classes A, B, C e D, em 28 cidades do país.


Para compor o índice, foram investigadas as habilidades digitais em cinco dimensões: acesso, uso, segurança, cultura digital e criação. O índice obedece uma escala de 0 a 5, indo do nível básico ao avançado.

Veja abaixo alguns dos resultados em cada uma das habilidades investigadas pelo estudo:

Acesso: 3,5

Os brasileiros mostraram conhecimento em ligar e desligar aparelhos e na navegação na internet, mas ainda não dominam o uso de comando de voz, assim como não sabem configurar softwares.

Uso: 3,4

Há o domínio no uso de aplicativos de mensagem e buscadores, entretanto ainda é necessário evoluir em pontos como armazenamento de dados e transações on-line.

Segurança: 3,4

Cuidados com dados e informações pessoais e saber identificar phishing foram apontados como pontos positivos, porém ainda não há sucesso ao identificar sites seguros e ameaças como malware.

Cultura digital: 3,0

Há vocação para aprender experimentando o novo, além de acompanhar reviews de lançamentos. Como pontos negativos, cultura de aprendizagem por tentativa e erro e a tomada de risco no uso de novas tecnologias.

Criação: 1,8

O brasileiro sabe criar e desenvolver apresentações, além de editar vídeos, mas ainda não tem entendimento e não sabe aplicar conceitos de machine learning, assim como em sistemas de dados.

Os usuários do Brasil iniciam sua jornada digital aprendendo as competências relacionados a acesso. E somente depois de desenvolver habilidades relacionadas à segurança, ao uso e a uma cultura específica é que passam a criar conteúdo nas plataformas.

Uma das principais conclusões dessa pesquisa colaborativa entre Google e Mckinsey é a de que a digitalização tem repercussão direta sobre a renda e as oportunidades de desenvolvimento social do Brasil.

Quanto maior é o índice de competências digitais, maior é a renda do brasileiro. Essa correlação positiva é clara e ocorre mesmo controlada por educação, idade, gênero e condição de trabalho.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorG Suite ganha pagamento em Reais
Próximo artigoGoogle Policy Fellowship vai selecionar estudantes brasileiros
é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

Comente!