Google celebra 100 anos da educadora Dorina Nowill

0
90

O Google está exibindo um doodle especial em sua página inicial em celebração aos 100 anos da educadora e filantropa Dorina Nowill.

“O Doodle de hoje celebra o centésimo aniversário da educadora e defensora brasileira Dorina de Gouvêa Nowill, cujos esforços incansáveis ​​tornaram o Brasil mais receptivo às necessidades dos deficientes visuais”, diz o Google.


História de Dorina Nowill

Uma doença infeliz deixou Nowill cega aos 17 anos. Como a primeira estudante cega a se matricular em uma escola regular em São Paulo, ela achou difícil encontrar os livros de que precisava.

Como resultado, ela começou a defender o acesso de todos os alunos à cultura e à informação. Tornando-se professora em sua alma mater, Nowill implementou treinamento para a educação de cegos e ganhou uma bolsa de estudos para aprofundar seus estudos na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Em 1946, ela e alguns amigos fundaram a Fundação para o Livro dos Cegos no Brasil com a primeira grande editora de Braille do país, recrutando voluntários para transcrever várias publicações.

Depois de trabalhar para fundar o Departamento de Educação Especial para Cegos, Nowill ajudou a aprovar uma lei garantindo o direito das pessoas cegas a uma educação.

Tais realizações levaram a novas oportunidades em maior escala. Eleita presidente do Conselho Mundial dos Cegos em 1979, ela passou a falar na Assembléia Geral das Nações Unidas e fez campanha pela criação da União Latino-Americana dos Cegos.

Depois de ganhar vários prêmios filantrópicos, o legado de Nowill continua no trabalho de sua organização sem fins lucrativos, a Fundação Dorina Nowill, que imprime edições em braille para o Ministério da Educação do Brasil, além de menus, cartões de segurança de companhias aéreas.

A fundação também distribui livros em áudio e digitalmente acessíveis para escolas e bibliotecas em todo o Brasil, garantindo a sociedade justa e inclusiva que Dorina Nowill previu.

COMPARTILHAR
Artigo anterior5 funções do Google Assistente no fone de ouvido da Sony
Próximo artigoG Suite ganha pagamento em Reais
é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

Comente!