O que é o RCS? E como anda a adoção no Brasil?

1
224

RCS ou o Rich Communication Services é um padrão aberto descrito como a “nova geração do SMS”, que oferece mensagens com recursos avançados como áudio e vídeo, interatividade e outros recursos para as mensagens de texto.

Com as mensagens RCS, os usuários contam com acesso a todos os recursos de uma experiência de mensagem moderna, como a capacidade de criar bate-papos em grupo, ver quando alguém está digitando uma resposta, ler recibos, compartilhar fotos e vídeos de alta resolução e muito mais.


Mensagem RCS também aprimora a experiência de mensagens comerciais atualmente oferecidas através do SMS, permitindo que as marcas enviem mensagens mais úteis e interativas.

Por exemplo, uma companhia aérea pode fornecer uma experiência de check-in completa, com cartão de embarque e mapas de terminal, tudo através da experiência de mensagens.

Ou você poderá conversar com a sua operadora sobre opções para fazer um upgrade do seu plano e aparelho ou comprar um novo pacote de dados.

RCS no Brasil

De acordo com a Oi, a primeira operadora brasileira a colocar a tecnologia no ar, os testes iniciais com o RCS mostraram um elevado engajamento dos usuários, contudo, há poucos equipamentos compatíveis.

Segundo Diogo Câmara, diretor de mobilidade e conteúdo da Oi, apenas 20% da base atual de usuários móveis da operadora têm um smartphone compatível.

“O SMS tem um alcance brutal e é barato, mas a experiência, a comunicação e conversão são baixos. É difícil ter comunicação assertiva com o cliente. Com o USSD é semelhante, mas a conversão não é alta. O Satpush (smart message) tem conversão maior, mas alcance é menor. No WhatsApp, experiência é melhor, o alcance é abrangente, a comunicação é boa, mas o custo é maior. O RCS portanto vem complementar. Tem boa experiência, economia no custo, conversão, comunicação. Mas o grande ponto hoje é o alcance”, resumiu o executivo durante palestra em evento em São Paulo.

1 COMENTÁRIO

Comente!